Desmama de ovinos varia com sistema de produção

Creep-feeding é recomendado para acelerar o desenvolvimento ruminal, bem como condicionar o animal à dieta que receberá no confinamento

Criação de Ovinos de Corte

A época da desmama dos ovinos varia de acordo com as condições de produção, podendo ser: precoce, entre 21 e 45 dias, usada em explorações leiteiras e sistemas intensivos de produção de carne; semi-precoce, entre 60 e 100 dias, utilizada quando existe possibilidade de fornecer boas condições nutricionais aos cordeiros em terminação; e tardia, entre 100 e 150 dias de idade, usada em sistemas extensivos de criação.

O pico da produção de leite ocorre entre a terceira e quarta semanas após o parto, sendo que 75% do total da lactação é produzida nas primeiras oito semanas. Assim sendo, não se justifica prolongar muito o período de amamentação, já que junto com essa diminuição de leite materno, o cordeiro necessita de alimento sólido para estimular o desenvolvimento do rúmen.

O creep-feeding pode ser construído nos piquetes ou adaptado no galpão de confinamento, sendo dimensionado de forma que haja 5 cm de linha de cocho por animal. Ele é recomendável para acelerar o desenvolvimento ruminal, bem como condicionar o animal à dieta que receberá no confinamento. O concentrado pode estar à disposição dos cordeiros a partir de 10 dias de idade.

Com relação ao creep-feeding, o professor Dr. Edson Siqueira, coordenador técnico do curso Criação de Ovinos de Corte, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, explica que, "a ração do creep-feeding deve apresentar bom paladar, alto nível energético, proteína bruta na faixa de 12 a 14% e adequado teor de minerais. As instalações devem ser de fácil acesso, com boa luminosidade e estar próximas ao local onde, geralmente, o rebanho descansa".

Quando for feita a desmama, é recomendado prender as ovelhas e os cordeiros um dia antes de separá-los, deixando esses animais sem qualquer alimento e água. Após a separação, as ovelhas devem ser encaminhadas para uma pastagem de nível nutricional de médio para baixo. O úbere deve ser examinado a cada dois dias, para verificar a possível secreção de leite, evitando problemas com mastite.

http://www.youtube.com/watch?v=QQ5EQ-mrXVY

Marconi Vieira 25-05-2011 Criação de Ovinos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.