Raças de ovinos mais usadas no Brasil

Em qualquer sistema de criação, é importante não abrir mão de animais SRD, ou seja, sem raça definida

Criação de Ovinos de Corte

Existem muitas opções de raças a serem utilizadas para a produção de carne de cordeiro. É importante salientar que qualquer raça pode propiciar carne de alta qualidade, já que o fator de maior interferência nas características sensoriais da carne, como o sabor, o aroma e a maciez, é a alimentação.

As principais raças em criação no Brasil e com bom nível de adaptação são: Merino Australiano e Ideal, para produção de lã fina; Corriedale, Romney Marsh e Border Leicester, que são animais de dupla aptidão; e Suffolk, Hampshire Down, Ile de France, Texel, Poll Dorset, Santa Inês, Morada Nova e Bergamácia, para produção de carne.

O grupo de raças especializadas na produção de carne é, sabidamente, mais exigente em termos de nutrição e ambiente em geral, adaptando-se melhor a criações mais intensificadas, como no caso das pequenas propriedades. Nessas, em virtude da impossibilidade de se trabalhar com grandes rebanhos, o retorno econômico propiciado pela lã não seria tão significativo, justificando, portanto, a criação de raças com menor potencial de produção da nobre fibra e maior habilidade carniceira.

Outra forma de aproveitar o potencial produtivo das raças de carne seria o cruzamento industrial com raça mista ou produtoras de lã fina, visando a obtenção do efeito de heterose, que propicia a produção de cordeiros com boa velocidade de crescimento e carcaças superiores. O professor Dr. Edson Siqueira, no curso Criação de Ovinos de Corte, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, explica que "o cruzamento deve ser praticado apenas sobre uma parcela do rebanho, destinando-se ao abate todos os cruzados, machos e fêmeas".

Apesar do Brasil possuir, em quase toda sua extensão, condições para criação de raças lanadas (com exceção das áreas quentes e úmidas como Amazônia e litoral, basicamente), as raças deslanadas apresentam destaque, sobretudo na região nordestina. Essas representam uma alternativa para as regiões cuja vegetação não seja conveniente à exploração da lã, como na caatinga. Para exemplificar essa situação, podemos citar as raças Morada Nova, Santa Inês e Somalis.

http://www.youtube.com/watch?v=WtK9cqJK6wA

Marconi Vieira 26-05-2011 Criação de Ovinos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.