Curso de inseminação artificial em ovinos

Um dos principais objetivos da inseminação é a facilidade da implantação de programas de melhoramento genético

Inseminação artificial em ovinos

A inseminação artificial em sua adoção e desenvolvimento exige práticas de controle zootécnico, de escrituração e controle produtivo, para que seus resultados sejam melhores. Além disso, ocorre um melhor controle sanitário de doenças reprodutivas, já que é utilizado sêmen de reprodutores das centrais de inseminação, onde é feito um rigoroso controle desses animais.

Na maior parte das atividades pecuárias e, inclusive, na ovinocultura, é com um manejo reprodutivo eficiente que se garante a lucratividade. Isso ocorre por causa da relação direta da eficiência reprodutiva com a produtividade.

Como benefícios, o produtor conta com a facilidade da implantação de programas de melhoramento genético e a possibilidade de levar o sêmen para propriedades que não podem ter reprodutores de alta qualidade genética, além da oportunidade para a comercialização do mesmo.

O criador também pode contar com vantagens indiretas, como maior organização das atividades da propriedade e melhor controle no manejo do rebanho. Como consequência, ocorre um aumento da eficiência nos serviços zootécnicos.

O curso "Inseminação Artificial em Ovinos - Convencional e em Tempo Fixo", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, vem preencher uma necessidade apresentada pelo mercado de ovinocultura, com informações práticas e eficientes. A coordenação técnica desse trabalho ficou a cargo do professor Luis Fonseca Matos, médico veterinário, doutor em produção animal, coordenador dos cursos de biotecnologia da reprodução de bovinos e ovinos, do CPT Cursos Presenciais, e professor de biotécnicas aplicadas à reprodução do curso de medicina veterinária da Univiçosa.

http://www.youtube.com/watch?v=RnNfkFnKYqU

Marconi Vieira 14-04-2010 Criação de Ovinos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.