Nutrição de ovinos de corte na fazenda

Alimentos de má qualidade diminuem a eficiência do sistema, e isso é prejuízo

Curso de nutrição de ovinos de corte

A atividade ovina reveste-se de grande potencial produtivo nos mais distintos ambientes do planeta. É fundamental, todavia, a busca de genótipos perfeitamente adaptados às condições específicas de cada região, procurando compatibilizar a disponibilidade de nutrientes, com as exigências nutricionais do animal.

O delineamento de um sistema adequado de manejo de pastagem, que permita o equilíbrio do ecossistema, é fundamental para obtenção de alta eficiência na produção de ovinos.

A alimentação dos cordeiros confinados deve ser compatível com as exigências de uma categoria que, até o início da puberdade, apresenta o ápice em termos de velocidade de crescimento. Alimentos grosseiros diminuem a eficiência do sistema, podendo redundar em prejuízo, sob o ponto de vista econômico.

O potencial genético dos cordeiros, determinante da velocidade de crescimento e da conversão alimentar, pode também representar a diferença entre o lucro e o prejuízo. Há grande influência da alimentação na qualidade da carcaça e nas características da carne produzida, sendo necessário dar atenção a esse fator.

No curso “Alimentação de Ovinos de Corte”, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, são analisados os aspectos práticos da alimentação nos sistemas de produção a pasto e no confinamento, com base em pesquisas científicas e na experiência dos melhores ovinocultores do país. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Edson Ramos de Siqueira, agrônomo, doutor em zootecnia, especialista em ovinos do Departamento de Produção e Exploração Animal, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da UNESP de Botucatu-SP.

http://www.youtube.com/watch?v=J6lWeP2lteQ

Tecnologia e Treinamento 29-03-2010 Criação de Ovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.