Como produzir mais cordeiros

Manejo reprodutivo tem grande importância para a eficiência econômica da ovinocultura

A produtividade do rebanho ovino está diretamente relacionada a sua eficiência reprodutiva

A produtividade do rebanho ovino está diretamente relacionada a sua eficiência reprodutiva.  O número de cordeiros  terminados por ano, depende do percentual de ovelhas prenhes em relação ao rebanho total, do número de cordeiros nascidos e, posteriormente, do número de cordeiros desmamados.

Na maior parte das atividades pecuárias, inclusive na ovinocultura, é com um manejo reprodutivo eficiente que se garante lucratividade na criação de ovinos. Isso ocorre por causa da relação direta da eficiência reprodutiva com a produtividade.

Esse raciocínio faz sentido, se considerarmos, por exemplo, que uma ovelha vazia passa uma longa temporada comendo forragem e suplementos, e recebendo cuidados de manejo sem, entretanto, oferecer em troca o produto desse esforço de criação, que é o cordeiro. Se 30% do rebanho de ovelhas falham na concepção, esses custos podem inviabilizar o negócio.

Dessa forma, um menor número de cordeiros a serem recriados e terminados pode determinar subutilização de instalações e de mão-de-obra e, pior, um cordeiro a menos a ser engordado e comercializado.

De acordo com o professor Edson Ramos de Siqueira, do curso "Técnicas para Produzir mais Cordeiros" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "quando se implanta uma criação de ovinos, é fundamental que prestemos atenção a uma série de fatores: em primeiro lugar o produtor preocupa-se com o local, com as pastagens e instalações, opta por uma raça, avalia a questão a alimentação e seleção do rebanho, mas um dos momentos mais importantes  no contexto de qualquer criação de ovinos é o momento de se iniciar o manejo reprodutivo".

Por causa da importância do manejo reprodutivo para eficiência econômica da ovinocultura podemos afirmar que todo criador deve buscar técnicas adequadas para tal. Essas técnicas visam  organizar a produtividade do rebanho, melhorando seu desempenho zootécnico e econômico, e orientam o produtor desde a aquisição do reprodutor e das matrizes até o manejo das crias durante a puberdade e a maturidade sexual.

http://www.youtube.com/watch?v=B32P0uCru2M

Patrícia Tristão 14-04-2010 Criação de Ovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.