Conheça diversas raças e cruzamentos de ovinos

As condições climáticas e o sistema de criação a ser adotado são importantíssimos para a escolha da raça

Raças e cruzamentos de ovinos

As raças de ovelhas se diferenciam não apenas em sua morfologia, mas também na sua adaptação a diversos tipos de ambientes e de manejo, e na sua performance quanto à produção de carne, pele ou lã.

Existem raças que foram selecionadas para oferecer maior aptidão para produção de carne, como a raça Dorper que ganham peso com grande velocidade e apresentam carcaças de formato desejável, com maior rendimento. Essas passaram por uma seleção geralmente feita em países de clima temperado, e sob manejo intensivo, no qual a maior parte do alimento é servida ao animal no cocho.

Por outro lado, existem raças que foram selecionadas para o setor leiteiro. Considerando-se a possibilidade dos cruzamentos, a importância das raças leiteiras está no fato de que suas crias recebem maior quantidade de leite, propiciando melhores condições para que a taxa de mortalidade se reduza e para que o peso ao desmame seja mais alto.

Outras, como a Morada Nova e a Santa Inês, apresentam, como principal característica, sua grande adaptabilidade ao clima tropical brasileiro. São mais resistentes aos parasitas, aproveitam com grande eficiência as forrageiras menos nobres e suportam muito bem as condições climáticas que ocorrem na maior parte do território brasileiro, como poucas raças de ovinos.

No curso "Raças e Cruzamentos de Ovinos", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, destinado a ovinocultores, técnicos e demais interessados, será analisada a questão genética, apresentando algumas das principais raças e suas características mais importantes. Além disso, serão apresentados os tipos de cruzamentos que podem ser feitos entre elas, em termos estratégicos, para aumentar a produtividade do rebanho.

A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Edson Ramos de Siqueira, doutor em zootecnia, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP - Universidade Estadual Paulista, Botucatu - SP, e um dos mais destacados pesquisadores e incentivadores da ovinocultura no país.

http://www.youtube.com/watch?v=0OXyhfZ53Yg

Marconi Vieira 14-04-2010 Criação de Ovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.