Raças de Ovinos: Ile de France e Hampshire Down

Raças Lanadas

O grupo de raças especializadas na produção de carne e lã, é, sabidamente, mais exigente em termos de nutrição e ambiente em geral, adaptando-se melhor a criação mais intensificadas, como no caso das pequenas propriedades.

Abaixo são apresentadas alguns detalhes sobre as raças produtoras de carne, lanadas: Ile de France

Ovino de aspecto robusto,carcaça harmoniosa, de grande porte, típica de uma raça produtora de carne, possui desejável equilíbrio zootécnico de 60% carne, 40% lã.

De origem francesa, foi introduzida no Brasil por volta de 1973. e tem tido uma procura bastante intensa, mesmo no Rio Grande do Sul, tradicional reduto das raças laneiras.

Adaptou-se bem às nossas condições, apresentando excelente fertilidade e cordeiros com ótima velocidade de crescimento, sobretudo quando utilizada como raça pai sobre ovelhas de lã ou mistas.

Principais características:

-Carcaça pesada e de muita qualidade

- Habilidade materna - Fertilidade - Prolificidade: atinge médias de 160% de nascimentos - Conversão alimentar

Hampshire Down

O Hampshire Down evoluiu da mistura de diferentes raças de ovinos existentes nesta região, o Old Hampshire, Berkshire Knot, Willshire Horn e Southdown. Esse nome surgiu no sul da Inglatera , pelo condado agrícola de Hampshire , onde foram desenvolvidos.

Raça inglesa, do conhecido grupo das "caras negras", expandiu-se bastante em determinadas regiões do Brasil, tendo se adaptado bem, dentro das condições já comentadas de meio ambiente.

Principais Características:

- Prolificidade varia de 125 a 140%. - Possui conformação compacta. - Possui o lombo reto e cheio 

Todas essas informações e muito mais você encontrará no Curso Criação de Ovinos de Corte, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. Este curso ficou a cargo do professor Edson Ramos de Siqueira, Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Zootecnia, especialista em ovinocultura na UNESP, campus de Botucatu - SP.

Equipe de Redação 29-08-2011 Criação de Ovinos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.