Raças de Ovinos: Somalis

Raça Deslanada

Essas raças representam uma alternativa para a região nordestina, e para aquelas cuja vegetação não seja conveniente a exploração da .

Somalis

Esta é uma raça africana, que foi introduzida no Brasil por criadores do Estado do Rio de Janeiro, no começo do século XX. Estes animais de cabeça preta, são originários da Somália, Etiópia e Quênia. Nestes locais são conhecidos por “Ogadem” ou “Berbera Cabeça Preta”, entretanto, afirma  que esses animais pertencem ao grupo de ovinos de cauda e garupa gordas, originários da Ásia Central e muito criados na China e Sibéria.

Certas tribos nativas da África Oriental, criam os ovinos Somalis com bastante cuidado quanto à manutenção da pureza racial. Outro fato importante é sua semelhança à raça “Blachhead Persian” (Cabeça Negra Persa), que é originária da Pérsia.

A ARCO (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos), para poder estabelecer o “Registro Genealógico dos Tipos e Raças Ovinas do Nordeste”, elaborou um padrão para a raça, passando a denominá-la de “Somalis Brasileira”. Os estados brasileiros onde a raça é criada com mais frequência são Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

É uma raça com animais de porte médio, cuja característica principal é a cor negra da cabeça e pescoço, admitindo-se também a tonalidade parda.

Principais características: - Cabeça de tamanho médio, chanfro curto, perfil retilíneo. Sem chifres (mochos). Olhos negros. Orelhas curtas de forma cônica com terminação lanceolada. Pelagem preta ou parda;

- Corpo - linha dorso lombar reta. Cauda curta com densa camada de gordura na base, terminação afilada. Garupa forte com boa cobertura de gordura;

- Produção de carne e pele. Fêmeas prolíferas.

Todas essas informações e muito mais você encontrará no Curso Criação de Ovinos de Corte, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Este curso ficou a cargo professor Edson Ramos de Siqueira, Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Zootecnia, especialista em ovinocultura da UNESP, campus de Botucatú - SP.

Equipe de Redação 01-09-2011 Criação de Ovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.