Quais os tipos de samambaia mais conhecidos?

Na natureza, os vários tipos de samambaia se reproduzem por esporos e não produzem sementes nem flores

Quais os tipos de samambaia mais conhecidos?

Existem inúmeros tipos de samambaias, de várias origens e com características distintas. Na natureza, elas se reproduzem por esporos e não produzem sementes nem flores. Já suas folhas, chamadas frondes, são compostas ou recompostas. Como não conseguem ser polinizadas, elas não passam pela fase de floração. Nos viveiros, o meio mais comum de realizar a propagação das samambaias é por estaquia, ou seja, com a retirada de brotos da planta-mãe.

Samambaia americana


A samambaia americana é originária das Américas, mas também pode ser encontrada na África e na Índia. Trata-se de uma planta herbácea de folhas longas verde-claras, com folíolos lisos ou retilíneos, e rizomas. Enquanto as folhas novas são semieretas, as folhas mais velhas são pendentes formando lindas touceiras volumosas. Essa samambaia é uma das mais comercializadas no Brasil.

Samambaia centopeia


A samambaia centopeia é proveniente da América do Sul, mas também pode ser originária da Austrália, da Índia e da Nova Zelândia. Do rizoma espesso ramificado saem longas fileiras. Como seu metabolismo ocorre no "pescoço" da raiz e nas "pernas" das folhas, ela não apresenta talo. Suas belas folhas podem alcançar 25 centímetros de altura e chegar a um metro de comprimento.

Samambaia chifre de veado


Classificada como epífita, a samambaia chifre de veado se desenvolve sem a necessidade de solo, pois cresce fixa no tronco das árvores. Trata-se de uma samambaia muito comum nas florestas brasileiras.

Samambaia chorona


Também chamada samambaia de metro, a samambaia chorona é originária do Brasil. Suas folhas com 6 a 15 centímetros de largura crescem entre 0,50 centímetros e 2,50 metros de comprimento. Seus folíolos alternam na nervura central das folhas. Já seus brotos se desenvolvem ao redor da planta-mãe.

Samambaia de canela


Originária das Américas, a samambaia de canela se desenvolve em aglomerações de até 1,50 metros, que servem de abrigo para animais silvestres. Até mesmo os veados se alimentam de suas espigas, pois elas não são tóxicas para esses animais. Suas folhas e espigas apresentam a cor canela (daí o nome).

Samambaia japonesa


A samambaia japonesa apresenta cor verde, com tonalidade levemente prateada ou vermelho-escura, que pode variar quando recebe a luz solar. Capaz de alcançar 60 centímetros de altura, ela é originária das florestas da América do Norte.

Samambaia salvínia


Proveniente das Américas Central e do Sul, a samambaia salvínia não possui raízes. Amplamente utilizada para ornamentar aquários e fontes, ela serve de abrigo para inúmeros animais aquáticos. Suas folhas verde-claras e peludas são redondas ou ovaladas, com cerca de dois centímetros.

Samambaia renda portuguesa


A samambaia renda portuguesa é proveniente da Austrália, Oceania e Ilhas Fiji. Suas folhas compostas possuem pecíolos, que formam desenhos barrocos, como os de azulejos portugueses (daí o nome). Com cor verde-clara, ela se subdivide em samambaia renda portuguesa plumosa e robusta, com longos rizomas pilosos de cor marrom-escura.

Conheça os Cursos CPT da Área Jardinagem e Paisagismo:

Como Montar um Viveiro de Plantas Ornamentais

Como Produzir Plantas Ornamentais

Jardins Verticais - Implantação e Manutenção

Fonte: aprenderaplantar.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 13-07-2021 Paisagismo
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Guia Básico de Irrigação

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.