Dicas de criação de gado de corte

Dicas de criação de gado de corte. Além de contar com infraestrutura adequada à pecuária de corte, é indispensável adquirir animais com alto padrão genético.

Todo pecuarista de corte bem-sucedido conta com infraestrutura planejada para alcançar os melhores resultados

Dicas de criação de gado de corte

Investir em pecuária de corte é um dos negócios mais lucrativos e promissores. Mas isso não é mera coincidência, pois somos grandes consumidores de carne bovina, além de um dos principais exportadores. "Mas a criação de gado de corte alcança bons resultados apenas quando bem administrada, tanto operacional como comercialmente", afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte em Livro+DVD e Online.

Além de contar com infraestrutura adequada à pecuária de corte, é indispensável adquirir bovinos com alto padrão genético, para que seja gerada uma progênie com potencial para produção de carne de qualidade. Segundo Térssio Ramalho, consultor técnico com experiência comprovada na área, o pecuarista que pretende investir em engorda de bovinos deve comprar animais vigorosos, que não foram submetidos à severa restrição alimentar.

Outro fator determinante para o sucesso da criação de gado de corte é a escolha de raças com aptidão para produção de carne com alto padrão de qualidade. Uma delas é a Nelore, a preferida dos produtores brasileiros por sua rusticidade. Mas há outras raças com ótimo desempenho para produzir carne excelente, como a raça europeia Angus; e a Canchim, classificada como uma raça composta.

Como já dissemos, alguns aspectos estruturais são decisivos na pecuária de corte. Todo pecuarista bem-sucedido conta com infraestrutura planejada para alcançar os melhores resultados. Em geral, na propriedade, deve haver: curral para aplicação de vermífugos e vacinas, piquete maternidade, bebedouros com água fresca (sempre disponível) e cochos próprios para suplementos específicos.

Da mesma forma, são indispensáveis equipamentos e máquinas, como tralha de trabalho e trator para auxiliar na distribuição de insumos e manutenção de suplementos. Para uma criação ‘cinco estrelas’, outra dica é "separar os bovinos em categorias: matrizes paridas, matrizes prenhas, matrizes vazias e recria", completa Térssio Ramalho. Por fim, a contratação de funcionários qualificados garante um manejo de alto padrão, o que garante boa nutrição e sanidade ao rebanho de corte.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Gado de Corte.

Fonte: lancerural.com.br

Andréa Oliveira 22-05-2018 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.