Concentrados e volumosos devem estar em quantidades equilibradas na alimentação animal

As pastagens representam a maior parte dos alimentos usados na dieta de ruminantes

Curso Alimentação de Gado de Corte - Concentrados e Volumosos

Os alimentos volumosos são aqueles que contêm alto teor de fibra bruta e baixo valor energético. Alguns exemplos comuns são pastagens, forrageiras para corte, fenos, silagens, cascas, sabugos, restos culturais e resíduos de agroindústrias.

As pastagens constituem a principal fonte de alimentos para ruminantes. No Brasil, são muito usada, principalmente por ser um país de clima tropical, que proporciona um ambiente altamente favorável ao seu desenvolvimento.

O valor nutritivo da forragem se refere à sua composição química e à sua digestibilidade. As tropicais geralmente apresentam baixos níveis de proteína, baixa digestibilidade, alto conteúdo fibroso, alta quantidade de fibra indigesta e pequenas concentrações de minerais.

Os alimentos concentrados são aqueles que apresentam menos de 18% de fibra bruta em sua composição, porém contêm alto teor energético. São mais concentrados em nutrientes quando comparados aos volumosos. Dentre os alimentos que podem ser utilizados como concentrados, podemos destacar o milho e a soja.

O milho grão triturado é o concentrado energético mais utilizado para nutrição animal em todo o país. A cultura é tradicional e está presente nas principais regiões de criação de animais. Segundo o professor Gilmar Ferreira Prado, coordenador técnico do curso Alimentação de Gado de Corte, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "o valor nutritivo é considerado excelente, principalmente pelo nível de energia, pois apresenta 8,5% a 9,0% de proteína bruta, 0,25% de fósforo e 0,02% de cálcio".

Conhecendo os diversos tipos de alimentos, podemos utilizar, de maneira mais racional, variadas alternativas de alimentação para bovinos de corte. Saber balancear a ração do animal é um ponto muito importante para o sucesso do empreendimento. Ao escolher um ou outro deve-se considerar sua disponibilidade na região, economia, praticidade e se esse é o que melhor atende as necessidades nutricionais do rebanho.

http://www.youtube.com/watch?v=liOsIwL4T2w

Marconi Vieira 01-03-2011 Alimentação Animal
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.