Milho e soja são fontes ricas em proteína e energia

A soja é a melhor fonte de proteína para a alimentação animal e o milho é o concentrado energético mais utilizado

Curso Alimentação de Gado de Corte - Milho e Soja

A cultura do milho está presente nas principais regiões de criação de animais. Além disso, constitui a base energética das rações de todos os animais domésticos e é também muito utilizado na alimentação humana.

É rico em amido, do qual se pode extrair glicose e dextrina. Da casca e glúten são produzidos o glúten 21 e o glúten 60. O glúten 21 é o mais utilizado para nutrição de ruminantes, apresentando alta disponibilidade no mercado e preços viáveis. O milho grão deve ser triturado em peneira fina, de 2 mm, para compor as rações e os suplementos dos ruminantes.

Já a soja é a fonte de proteína de melhor qualidade para a alimentação animal. Pertence à família das leguminosas e é a mais utilizada na alimentação. É rica em proteína de qualidade e apresenta alto teor energético, por sua significativa quantidade de óleo. Tem baixo teor de cálcio, de fibra, e pouco caroteno e vitamina D.

No curso Alimentação de Gado de Corte, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o professor Gilmar Ferreira Prado explica que "o tratamento da soja com altas temperaturas, pelos processos de tostagem e extrusão, desativa os fatores antinutricionais, tornando-a um alimento de alta qualidade para nutrição de monogástricos".

O farelo de soja é o principal subproduto do grão, resultante do esmagamento para retirada do óleo, utilizado para alimentação humana. Não existe limitação de uso e pode compor 100% do concentrado proteico das rações e dos suplementos.

http://www.youtube.com/watch?v=piQaQpxdNf8

Marconi Vieira 01-03-2011 Alimentação Animal
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.