Eficiência na produção do gado de corte está ligada à nutrição animal

O produtor deve conhecer bem os nutrientes e as categorias dos alimentos dados aos bovinos

Curso Alimentação de Gado de Corte - Nutrição Animal

A nutrição é um fator muito importante para a saúde dos bovinos. Ela proporciona crescimento e ganho regular de peso, o que acaba influenciando em todo o processo produtivo do animal. Para alimentar o gado de forma adequada, o produtor precisa aproveitar bem os nutrientes dos alimentos e, para isso, deve conhecer bem as categorias dos alimentos que compõe a dieta de bovinos de corte.

É importante saber que, todo alimento, ao ser exposto a uma temperatura de 105ºC, é totalmente desidratado. Segundo o professor Gilmar Ferreira Prado, coordenador técnico do curso Alimentação de Gado de Corte, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "a partir daí, percebe-se que ocorre uma perda significativa de volume e peso, decorrente da perda de toda água que estava presente no alimento. O restante desidratado é chamado, por convenção, de matéria seca".

Essa ainda pode ser dividida em duas partes. Para isso, deve-se submeter o alimento a uma temperatura de aproximadamente 550ºC. Com isso, encontramos as duas subdivisões da matéria seca, chamadas de matéria orgânica e matéria mineral (cinzas).

Os nutrientes presentes nos alimentos, estão presentes na matéria seca, na combinação entre matéria orgânica e matéria mineral. Essas duas frações, por sua vez, são constituídas por grupos de substâncias que se diferenciam por conta de suas propriedades químicas, físico-químicas e biológicas particulares.

Na matéria orgânica, essas substâncias estão reunidas em quatro subgrupos: glicídios, lipídios, proteínas e vitaminas. Na matéria mineral, existem dois subgrupos: macroelementos e microelementos.

http://www.youtube.com/watch?v=fiF-pZh61IM

Marconi Vieira 28-02-2011 Alimentação Animal
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.