Uso da cana ureia para alimentação de bovinos

Cana uréia na alimentação de bovinos

Com potencial para produção de 120 toneladas por hectare ao ano de forragem, a cana-de-açúcar é um recurso incomparável, com grande potencial para incrementar a indústria de gado nos trópicos. Sua cultura, entretanto, deve ser tecnicamente bem estabelecida e manejada para obter altas produções.

O sistema de alimentação com cana-de-açúcar enriquecida com ureia e enxofre pode ser usado para gado de leite ou corte, em confinamento ou a pasto, durante o período seco do ano, com fornecimento de concentrado ou não, dependendo do nível de produção de leite ou ganho de peso esperado. É uma tecnologia simples, de fácil implementação, tornando-se especialmente indicada para produtores com baixa capacidade de investimento.

A adoção dessa tecnologia pode contribuir para o aumento e a estabilização da produção de leite aos níveis obtidos durante o período das chuvas, redução da idade ao primeiro parto, redução do intervalo de partos, manutenção das altas taxas de lotação obtidas pela intensificação e manejo das pastagens, com retornos econômicos.

O programa de desenvolvimento e de transferência de tecnologia do sistema de alimentação com cana-de-açúcar e ureia, coordenado pela Embrapa Gado de Leite com suporte financeiro da Petrobras, vem sendo realizado em um grande esforço conjunto de parcerias com serviços de extensão e assistência técnica das cooperativas de leite e indústrias de laticínios.

A cana-de-açúcar, rica em energia, corrigida com sistema ureia, é uma excelente opção para manter, a baixo custo, a produção animal na seca, sistema já adotado com sucesso em muitas propriedades. O curso “Cana-Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, mostra detalhadamente como implementar esse sistema de alimentação de baixo custo em sua propriedade. A coordenação técnica do curso ficou a cargo do pesquisador Rodolpho de Almeida Torres, da Embrapa Gado de Leite, pioneiro nas pesquisas com a cana na alimentação de bovinos.

http://www.youtube.com/watch?v=Iahunl9s_sE

Marconi Vieira 19-04-2010 Alimentação Animal

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.