Como escolher uma forrageira

Existem forrageiras especialmente indicadas para cada condição de clima e solo

Seleção de forrageiras

Plantas forrageiras, ou forragens, podem ser definidas como plantas inteiras ou partes dessas, que servem de alimento aos animais domésticos e silvestres. Assim, essas são as partes comestíveis das plantas, utilizadas como alimento pelos animais em pastejo ou, ainda, colhidas para arraçoamento em condição fresca ou conservada.

Nas últimas décadas, têm sido formado, anualmente, no Brasil, cerca de quatro milhões de hectares de novas pastagens, bem como são recuperadas cerca de 13 milhões de hectares por problemas de degradação e substituição das forrageiras. Um grande investimento, que nem sempre tem proporcionado o retorno esperado, por uma série de motivos, tais como o uso de técnicas inadequadas na formação do pasto, excesso de carga animal, plantio incorreto da pastagem e o manejo deficiente.

Mas, existe um outro fator de importância para que uma pastagem seja produtiva, a espécie forrageira escolhida deve ser adequada. Existem forrageiras especialmente indicadas para cada condição de clima e solo. Para que o pecuarista, de corte ou leite, possa alcançar maior produtividade, utilizando suas pastagens de forma eficiente, não há dúvida de que devem ser formadas por espécies de forrageiras adaptadas ao ambiente da propriedade, especialmente às condições de solo e de clima, também chamadas de condições edafoclimáticas.

O curso "Seleção de Forrageiras", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, tem o objetivo de estudar os fatores que devem ser considerados na seleção de uma forrageira para formação de pastagens. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do pesquisador Antonio Vander Pereira, da Embrapa Gado de Leite, destacada instituição de pesquisa agropecuária do país.

http://www.youtube.com/watch?v=EMBsMMD76xk

Marconi Vieira 19-04-2010 Alimentação Animal
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.