Curso de produção de ração na fazenda

Reduzir gastos com a alimentação dos bovinos de leite é a maneira mais eficaz de aumentar o lucro na produção

Como produzir ração na fazenda

A alimentação bovina é responsável por cerca de 80% dos custos da produção de leite. Portanto, se o produtor quiser aumentar a sua margem de lucro, ele deve concentrar seus esforços em reduzir os custos por meio de um sistema de arraçoamento adequado às condições de sua propriedade.

Como ruminante, a vaca de leite é capaz de transformar forragens e forrageiras em produtos de valor econômico. Entretanto, à medida que se busca maior produtividade por animal, os volumosos, por si só, não são suficientes para manter essa maior produtividade. Nesse caso, a alimentação do gado de leite deve ser acrescida de uma mistura de concentrados, minerais e algumas vitaminas.

A composição desses alimentos pode apresentar variação considerável, dependendo da origem, do processamento industrial e da incorporação de resíduo. Portanto, ressalta-se a importância de, sempre que possível, proceder a análises dos alimentos disponíveis na região, para a formação de rações.

Cálcio e fósforo são os minerais quantitativamente mais importantes no arraçoamento de bovinos de leite. Contudo, não se deve esquecer de satisfazer as exigências dos outros elementos (macro e microminerais).

O curso "Como Produzir Ração na Fazenda", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, tem o objetivo de capacitar profissionais na área de alimentação bovina, a fim de reduzir os custos de produção sem a perda de qualidade nutricional. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do Dr. Milton Dayrell de Souza, ex-pesquisador da EMBRAPA Gado de Leite - MG, pós-doutor em nutrição animal, proprietário da Nutriplan - Produtos Agropecuários.

http://www.youtube.com/watch?v=QIcSeWPtg3c

Marconi Vieira 19-04-2010 Alimentação Animal
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.