Aprenda a produzir feno

Como produzir feno

A estacionalidade da produção de forragem é reconhecida como um dos principais fatores responsáveis pelos baixos índices de produtividade da pecuária nacional, visto que os níveis de produção animal obtidos durante a seca são comprometidos pelo baixo rendimento forrageiro nessa época. Dentre as técnicas disponíveis para solucionar esse problema, destaca-se a prática da fenação.

Feno é a forragem desidratada na qual se procura manter o valor nutritivo original da forrageira. Retirando-se a água da forragem ela pode ser armazenada por muito tempo, sem comprometimento da qualidade. Em condições econômicas, o feno de gramíneas pode ser feito no próprio campo, usando-se para a desidratação somente a energia do sol e do vento.

A fenação ocupa importante papel no manejo das pastagens, permitindo o aproveitamento dos excedentes de forragem ocorridos em períodos de crescimento acelerados de forrageiras, visto que o controle do consumo de forragem através de alterações de carga animal é difícil de ser realizado. Assim, podemos dizer que a produção de feno é uma das alternativas viáveis para a conservação de forragens, com o objetivo de atender às necessidades de alimentação na época seca.

O curso "Produção de Feno", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta detalhes dessa técnica de baixo custo, destinada à alimentação animal. A coordenação técnica do curso ficou a cargo do zootecnista Josvaldo Rodrigues Ataide Júnior, especialista em Conservação de Forrageiras e Pastagens pela Universidade Federal de Viçosa - MG.

http://www.youtube.com/watch?v=JC8JK-X3naA

Marconi Vieira 19-04-2010 Alimentação Animal
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.