Curso sobre sistemas silvipastoris - Consórcio de árvores e pastagens

Curso de sistemas silvipastoris

As árvores contribuem com sombra, nutrientes provenientes tanto da sua biomassa (folhas, flores, frutos e galhos), como da exploração de camadas do solo inacessíveis às raízes das forrageiras, e com o suporte físico de sua copa e sistema radicular. O manejo adequado dos recursos que podem ser potencializados por elas, de modo a se obter benefícios para sistemas pecuários baseados em pastagens, é o objetivo geral da arborização de pastagens cultivadas.

A integração árvore-pastagem-animal, que denominamos de arborização de pastagens cultivadas, é uma modalidade de sistema silvipastoril no qual o produto prioritário é o produto animal, seja leite, carne ou . Há outros tipos de sistemas silvipastoris, entre os quais aqueles que utilizam espécies arbóreas para produção de madeira ou de frutas. Nesses sistemas, a pastagem e os animais são, algumas vezes, considerados componentes secundários, porém sempre exercendo um papel na sustentabilidade do sistema.

Um dos fatores que influenciam na obtenção das vantagens da arborização de pastagens é a escolha das espécies arbóreas, que devem ser adaptadas e apresentar arquitetura e características de crescimento adequadas. No Brasil, há numerosas espécies nativas com potencial para associar com pastagens, de modo que, em cada região, deve-se dar preferência às espécies locais, desde que preencham os requisitos necessários. Há também espécies exóticas adaptadas a alguns dos nossos ecossistemas, como as leguminosas de usos múltiplos, algumas apresentando valor forrageiro.

No curso “Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, são apresentadas várias espécies arbóreas que podem associar-se a pastagens e diversas técnicas de implantação e manejo de sistemas silvipastoris. O curso conta com a coordenação técnica dos pesquisadores da Embrapa Gado de Leite: Margarida Mesquita Carvalho, Deise Ferreira Xavier, Maurílio José Alvim e Luiz Januário Aroeira.

http://www.youtube.com/watch?v=MwTj14gIHT0

Marconi Vieira 20-04-2010 Alimentação Animal

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.