Dicas para plantar alfafa (Medicago sativa)

Dicas para plantar alfafa (Medicago sativa). Considerada uma das melhores forrageiras para engorda de animais, ela pode ser fornecida ao rebanho diretamente no pasto, como silagem, ou ainda picada.

A melhor época para plantar alfafa (Medicago sativa) ocorre nos meses de abril, maio e junho

Dicas para plantar alfafa (Medicago sativa)A Medicago sativa é uma planta asiática, conhecida popularmente como alfafa. Considerada uma das melhores forrageiras para engorda de animais, ela pode ser fornecida ao rebanho diretamente no pasto, como silagem, ou ainda picada (complemento da dieta). Mas muitos produtores a utilizam para a produção de feno, pois apresenta alto valor comercial, graças à sua excelente qualidade nutricional.

Quando implementada no manejo alimentar do rebanho, a forrageira alfafa permite ao produtor maior redução de custos, pois diminui o volume de concentrados, como o farelo de soja. Já "no sistema intensivo de produção de leite a pasto, ela garante maior rentabilidade aos negócios, pois possibilita a melhor performance produtiva do rebanho", afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Produção de Leite em Pasto em Livro+DVD e Online.

Cultivar e sementes

Os especialistas recomendam preferencialmente a cultivar de alfafa crioula. As sementes devem ser adquiridas de fornecedores idôneos e reconhecidos no mercado. É de fundamental importância que as sementes venham inoculadas com a bactéria Rhizobium meliloti, responsável pela fixação de nitrogênio pela planta. Mas a inoculação também pode ser realizada até um dia antes da semeadura.

Clima, temperatura e solo

A alfafa é típica de climas temperados, o que não impede o seu cultivo em climas tropicais. Ela se desenvolve muito bem em regiões com altas temperaturas. Outra característica da Medicago sativa é que a planta consegue ser cultivada até mesmo em solos intemperizados (formados a partir de rochas). Nesse caso, é preciso maiores cuidados quanto à irrigação, à adubação, à calagem e ao controle de plantas daninhas. Solo fértil, com boa drenagem e pH entre 6,5 e 7 é o preferido da alfafa.

Plantio e espaçamento

A melhor época para o plantio de alfafa vai de abril a junho. Para garantir o bom desenvolvimento do alfafal, é recomendado o uso de herbicidas pré e pós-emergentes para evitar o aparecimento de plantas invasoras. Além do espaçamento de 20 centímetros entre sulcos, o sistema a lanço pode ser adotado, contanto que a distribuição das sementes seja uniforme. Se as sementes de alfafa forem enterradas a mais de 2 centímetros de profundidade, os brotos não conseguirão emergir do solo (germinação ocorre após cinco dias).

Produção

O ponte de corte da alfafa ocorre após 70 dias do plantio (brotações basais com 2 a 3 centímetros de altura). Os próximos cortes da alfafa devem ser realizados no momento em que a forrageira apresentar entre 5% e 10% de floração. Esse procedimento garante maior equilíbrio entre produção e qualidade da alfafa. É importante lembrar que os cortes devem ser feitos pela manhã, assim que o excesso de orvalho evaporar.

Fonte: revistagloborural.globo.com

Conheça o Curso a Distância CPT Seleção de Forrageiras em Livro+DVD e Online.

Andréa Oliveira 12-03-2018 Alimentação Animal

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.