Manejo de um campo de feno

O feno é a forragem desidratada em que se procura manter o valor nutritivo original da forrageira. Ele é produzido a partir de forragens verdes desidratadas, com menos de 15% de umidade, o que permite que seja armazenado, desde que, adequadamente, sem deterioração de seus princípios nutritivos.

O feno de boa qualidade necessita de um armazenamento em condições adequadas para a manutenção dos seus nutrientes

  A produção intensiva de feno, em função do elevado número de operações de máquinas, promove a compactação da camada superficial do solo

O feno é a forragem desidratada em que se procura manter o valor nutritivo original da forrageira. Ele é produzido a partir de forragens verdes desidratadas, com menos de 15% de umidade, o que permite que seja armazenado, desde que, adequadamente, sem deterioração de seus princípios nutritivos. Para o plantio das gramíneas, deve-se dar preferência aos solos férteis, de topografia plana, ou ligeiramente inclinada, drenados e livres de encharcamentos contínuos.

Implantação

A utilização de herbicidas na implantação dos campos de gramíneas do gênero cynodon, por exemplo, permite uma rápida implantação, possibilitando o início da produção de feno em até 60 dias, dependendo da densidade de plantio. Essa prática torna-se indispensável em áreas de braquiária pela agressividade observada em relação a outras gramíneas.

Compactação do solo

A produção intensiva de feno, em função do elevado número de operações de máquinas, promove a compactação da camada superficial do solo, causando, dessa forma, comprometimento da produtividade, em função de uma menor penetração de água e, como consequência, menor absorção de nutrientes pelas plantas.

Em outras atividades, utiliza-se o sub-solador para promover a descompactação do solo. A utilização desse equipamento no campo de feno não é recomendada, principalmente, por promover levantamento do solo, deixando torrões e, tornando a superfície irregular. Como consequência imediata, ocorre a contaminação do feno pelo solo, assim como o desgaste das lâminas da segadeira ao entrar em contato com os torrões.

Enfardamento

O fio de enfardamento é um dos insumos mais importantes na produção de feno, pois, para minimizar perdas no manuseio e no armazenamento, os fardos precisam estar bem amarrados. É interessante a utilização de fio de sisal, por ser biodegradável, evitando perdas de animais pela ingestão acidental de fio.

Armazenamento

Fenos de boa qualidade necessitam de um armazenamento em condições adequadas para a manutenção dos seus nutrientes. Recomenda-se a utilização de galpões arejados que não permitam a entrada de chuvas e de sol.

Adubação de cobertura

Em função da grande retirada de nutrientes do solo para a produção de feno e, por não haver reposição dos nutrientes por meio da decomposição de plantas, a adubação em cobertura deve ser realizada logo após o enfardamento. O objetivo é garantir a alta produtividade, mesmo com a exploração intensiva, com cortes ocorrendo a cada cinco semanas.

Josvaldo Rodrigues Ataide Júnior, coordenador do Curso Produção de Feno, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que a recomendação de adubação será de acordo com a análise de solo e em função da espécie forrageira utilizada.

Equipe de Redação 04-10-2012 Alimentação Animal
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.