Uso do plantio direto na formação de pastagens

Além dos benefícios ao meio ambiente, o sistema de plantio direto ajuda também ao produtor, reduzindo o uso de máquinas e o tempo gasto para a implantação da lavoura

Formação de pastagem com plantio direto

A técnica de plantio direto na palha tem sido usada na agropecuária com o objetivo de viabilizar a sustentabilidade da capacidade produtiva do solo. Isso é feito  por meio da redução das perdas por erosão hídrica e eólica, mantendo a cobertura vegetal no solo, minimizando o assoreamento e a eutrofização de represas e cursos d’água. Essas limitações promovem a melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo, elevando sua capacidade de infiltração e retenção de água e, também, seu teor de matéria orgânica, promovendo, portanto, a preservação do meio ambiente.

Além dos benefícios ambientais, o sistema de plantio direto na palha ajuda, também, ao produtor, reduzindo o uso de máquinas, e o tempo gasto para a implantação da lavoura. Essas vantagens evitam as operações de aração e gradagem, e permitem a incorporação de áreas anteriormente consideradas impróprias para a agricultura, como as que apresentam solos rasos e sensíveis à erosão, com afloramento de rochas e com declividade que dificulta a mecanização.

Esse sistema de plantio consiste no cultivo sem o revolvimento do solo, por aração e gradagem, e na manutenção na superfície do solo de uma camada de resíduos vegetais, a palhada, que pode ser formada por restos de culturas ou de vegetação nativa.

O curso "Formação de Pastagens com Plantio Direto", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta os procedimentos a serem seguidos para a implantação dessa técnica eficiente e prática. A coordenação deste trabalho ficou a cargo dos professores Dr. Lino Roberto Ferreira e Dr. Ernani Luiz Agnes, do departamento de fitotecnia da UFV - Universidade Federal de Viçosa, e do Dr. Francisco Cláudio Lopes de Freitas da Universidade Federal Rural do Semiárido.

http://www.youtube.com/watch?v=K3o10E2A0K0

Marconi Vieira 19-04-2010 Alimentação Animal
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.