Como produzir sementes forrageiras

Produção de sementes forrageiras

O desenvolvimento de uma planta forrageira é afetado pela estrutura, pelo grau de drenagem da água e a fertilidade do solo, que tem a ver com o fornecimento dos nutrientes necessários ao crescimento das plantas.

Entre as várias características dos solos, os mesmos podem se apresentar pedregosos, arenosos e argilosos. As diferentes características dos solos podem determinar facilidades ou dificuldades para o manejo e o desenvolvimento das plantas forrageiras.

Fertilidade

A fertilidade está relacionada a dois fatores principais: a presença e a disponibilidade de nutrientes no solo. Além disso, três fatores são fundamentais para o crescimento das plantas forrageiras: a acidez, a presença de alumínio tóxico e a disponibilidade de nutrientes.

A acidez e o alumínio prejudicam a disponibilização de nutrientes para a planta, mesmo que eles estejam presentes em quantidades suficientes no solo.

Já a falta de nutrientes está relacionada à baixa produção de forragem, enquanto o excesso de determinados minerais pode causar toxidez.

Acidez

O alumínio é um mineral que, quando presente em níveis elevados, como acontece em determinadas regiões, como o Cerrado, torna indisponíveis muitos minerais, inibindo o crescimento das plantas. Enquanto isso, o fósforo, um nutriente de grande importância no estabelecimento e na produção das forrageiras, é um elemento que se apresenta em baixos níveis na maioria dos solos brasileiros.

Quanto à acidez, típica dos cerrados e do Brasil, muitas gramíneas são consideradas tolerantes, podendo se desenvolver relativamente bem em solos com essa característica. A Brachiaria decumbens é um exemplo de forrageira que tolera solos ácidos e com elevados teores de alumínio. Essa condição, entretanto, não é indicada para a produção intensiva, quando se espera altas taxas de lotação nas pastagens.

A produtividade de solos ácidos pode ser melhorada pelo uso de calagem. A calagem constitui um corretivo de solo pela sua capacidade de neutralizar a acidez e liberar nutrientes para as plantas.

Antonio Vander Pereira, coordenador do Curso Seleção de Forrageiras, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que o uso da calagem em solos ácidos promove um imediato aumento da produtividade da pastagem.

Tecnologia e Treinamento 19-04-2010 Alimentação Animal
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.