Aumente sua rentabilidade na pecuária de corte

Como aumentar a rentabilidade na pecuária de corte

Muitos pecuaristas resistem à ideia de fazer registros zootécnicos e, se o fazem, não são disciplinados ou não dão a devida importância aos dados e, muitas vezes, sequer sabem o que fazer com eles. É uma necessidade fundamental a qualquer propriedade o conhecimento dos conceitos dos índices zootécnicos, para que possa ser bem administrada, pois são uma referência para que os pecuaristas possam aferir o grau de eficiência do seu manejo em cada fase da bovinocultura.

Três aspectos são importantes no entendimento desses índices: sua definição, os valores de referência e sua relação com o gerenciamento e os resultados da atividade pecuária. Os índices de referência deverão se transformar em metas na propriedade, advindo daí um projeto para se atingir as metas de forma realista em um prazo factível, tendo como principal objetivo a melhora dos resultados econômicos.

É fundamental considerar que de nada adianta atingir excelentes índices zootécnicos se não forem acompanhados por excelentes resultados econômicos. Criar um reprodutor, mediante altos investimentos em instalações, alimentação e sanidade, é muito diferente de criar milhares de novilhos visando o abate. Enquanto o touro precisa de altos índices de performance, até mesmo como elemento de valorização do sêmen e outros produtos de sua criação, em um rebanho comercial o ganho de peso e a idade de venda dos animais estarão dependentes dos recursos disponíveis, e, principalmente, de que a engorda seja lucrativa.

Teoricamente, uma menor idade de comercialização é ideal. Pode-se dizer, inclusive, que um índice ideal em determinada propriedade pode ser inferior à referência, se a atividade é lucrativa, e oferece sustentabilidade em seu desenvolvimento em médio e longo prazo. Portanto, o uso desses índices deve se balizar também na busca por bons indicadores econômicos, que determinam rentabilidade à pecuária de corte.

No curso "Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você vai conhecer importantes aspectos sobre eficiência e rentabilidade na pecuária, ilustrados com exemplos práticos. A coordenação técnica é do professor Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor da FAZU - Faculdades Integradas de Uberaba - MG, zootecnista, especialista em pastagens e renomado consultor de mais de 100 fazendas em todo o país.

http://www.youtube.com/watch?v=3lGEAPHbMuE

Marconi Vieira 15-04-2010 Pecuária de Corte
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.