Como criar touros

Saiba como criar touros

A pecuária de corte brasileira passou por intensas transformações nos últimos anos, que determinaram um crescimento da demanda por animais de genética superior, com maior produtividade. Esse aumento de produtividade depende de três fatores principais: genética, nutrição e manejo. A genética, um dos principais elementos nesse processo, depende de um mercado que, apesar de estar em plena expansão, ainda mantém a oferta de touros melhorados muito aquém das necessidades da pecuária nacional.

Um aspecto importante a analisar na pecuária de corte brasileira é que a reprodução está fortemente apoiada na monta a campo, como ocorre também em outros países, possuidores de pecuária avançada. A dependência da monta a campo determina que a evolução genética do rebanho comercial é muito influenciada pela escolha adequada dos touros a serem incorporados.

Essa característica do manejo reprodutivo acabou determinando uma demanda anual por reprodutores que chega a 1 500 000 touros, muito acima da oferta proporcionada pelos rebanhos melhoradores nacionais, que só conseguem produzir para comercializar pouco mais 150 mil animais.

As consequências disso são muito negativas à genética de qualquer rebanho. É preciso considerar que, enquanto uma vaca deixa apenas um descendente por ano (não considerando animais de alto padrão que podem ter esse potencial multiplicado, por meio da transferência de embriões) , um macho reprodutor tem potencial para produzir um grande número de filhos. Também é importante frisar que de nada adiantará melhorar o manejo e a nutrição, se os animais criados não tiverem potencial para responder a essas melhoras.

A influência do touro sobre o melhoramento genético dos bovinos é muito grande. O pai contribui com 76%, e até mesmo o avô paterno, com 43%, acaba tendo uma contribuição muito maior que a da mãe, que é de 24%.

A solução para isso é que o pecuarista procure usar apenas touros geneticamente superiores, para que, em médio e longo prazo, seu rebanho possa evoluir, quanto aos animais que apresentam registro genealógico, bom pedigree, produzidos em rebanhos reconhecidamente melhoradores.

O curso "Criação de Touros", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, destina-se a quem quer comprar um touro registrado, ou pretende selecionar e criar reprodutores. A coordenação técnica do curso ficou a cargo do zootecnista Evandro José Rigo, mestre em produção animal, professor da FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba.

http://www.youtube.com/watch?v=UTncmKqxQgY

Marconi Vieira 15-04-2010 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.