Curso de melhoramento genético de gado de corte

Não há nada que se possa fazer para mudar a constituição genética do animal após a fecundação, mas há muito que pode ser feito antes desse momento

Melhoramento genético de gado de corte

Os novos rumos da economia mundial provocam, com frequência, grandes mudanças nos setores produtivos. Para adaptar-se a essa dinâmica, os pecuaristas necessitam utilizar tecnologias capazes de maximizar a produtividade com a melhor relação custo/benefício.

Para tal, os produtores dispõem de programas de melhoramento genético bem elaborados, que permitem identificar os melhores animais com maior probabilidade de acerto, quando comparado a uma seleção empírica. A coleta de dados é um ponto crucial para que as informações geradas pelas avaliações tenham validade. Dados mal coletados e/ou mal informados geram informações falsas que podem desorientar a seleção.

Sendo assim, pode-se resumir que, no momento exato em que um espermatozoide fecunda um óvulo, estabelece-se um novo indivíduo com um determinado grupo de genes. Não há nada que se possa fazer para mudar essa constituição genética após esse momento, porém há muito que pode ser feito antes.

O curso "Melhoramento Genético de Gado de Corte", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, tem como objetivo levar ao produtor as principais informações para que ele possa desenvolver um programa de melhoramento genético de seu rebanho. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Luiz Antônio Josahkin e Carlos Henrique Cavallari Machado, ambos da FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba, e superintendentes da ABCZ - Associação Brasileira de Criadores de Zebu.

http://www.youtube.com/watch?v=Qv_DVQIhmV0

Marconi Vieira 15-04-2010 Pecuária de Corte
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.