Raça Nelore

O gado Nelore tem sido hoje o rebanho que ocupa lugar de destaque entre os rebanhos criados no Brasil

A raça Nelore surgiu no Brasil quando em 1874 o Barão do Paraná adquiriu um casal do gado Ongole. A partir daí, passou-se a encomendar animais dessa raça diretamente da Índia. Foi assim que o Ongole foi descoberto pelos brasileiros e conquistou uma posição de destaque dentro dessa pátria, chegando mais tarde ao mercado mundial. Os brasileiros traziam animais dessa raça e reservavam-os na província de Nelore, daí o surgimento do nome Nelore dado ao gado dessa raça. O gado Nelore era por fim os animais da raça Ongole destinados aos brasileiros.

Por sua rusticidade e elevado ganho de peso, o Nelore tem sido hoje o rebanho que ocupa lugar de destaque entre os rebanhos criados no Brasil, trata-se de uma raça base para o cruzamento de gado de corte e a produtora de carne in-natura mais utilizada em abundância no país.

Características da raça

Cabeça: possui um perfil subconvexo com comprimento e largura médios. Essa raça possui chanfro reto e curto no macho, comprido e estreito nas fêmeas. Tem chifres curtos, grossos e escuros nos machos e nas fêmeas são mais finos e longos. Esses animais possuem olhos pretos, orelhas curtas em forma de concha e a face interna do pavilhão é voltada para frente.

Corpo: possuem tronco cilíndrico profundo e musculoso, têm costelas longas e bem arqueadas, o corpo sempre amplo e comprido. Os animais desta raça têm a linha dorso-lombar horizontal, larga e reta, possuem ancas cheias e largas. Os membros anteriores são fortes, as coxas e as nádegas são bem musculosas, possuem cascos escuros e lisos. As fêmeas possuem tetas e úbere pequenos.

Pelagem: o gado Nelore possui pelagem cinza-clara ou branca e pode apresentar manchas escuras ao redor dos olhos e nos joelhos. Possui pelo bem curto, sedoso e fino e tem a pele bem pigmentada.

Os animais da raça Nelore são adaptáveis às condições climáticas, enfrentam os períodos de seca que duram até seis meses. Alimentam-se de pasto de braquiárias e sobrevivem, crescem e se reproduzem.

As vacas Nelore têm grande habilidade materna. Esses animais possuem uma inclinação natural na garupa, boa angulosidade e abertura pélvica que facilita o parto e elimina a incidência de partos difíceis.

Saiba tudo a respeito de como criar bovinos de corte e de leite adquirindo os cursos CPT da área Bovinos, elaborada pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 08-08-2012 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.