Raça Tabapuã

É um gado manso e essa é uma das características que mais o diferencia de outras raças zebuínas de corte

 

A raça Tabapuã tem origem no Brasil precisamente no estado de São Paulo. Essa raça nasceu do cruzamento de um bezerro Zebu-Mocho, originado de uma vaca Nelore, com gados Nelore e Guzerá.

Surgiu assim o interesse de desenvolver bovinos de melhor qualidade, foram separadas matrizes Nelore para a experiência com um touro mestiço e por meio desse cruzamento apareceu a predominância da coloração branco-acinzentada do gado Nelore. Esses animais tiveram também ausência de chifres como o gado mocho.

 Os resultados dessas experiências chamaram a atenção do mercado e levou o Ministério da Agricultura a recomendar que o Tabapuã fosse incluído como um "tipo" de zebuíno. A ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu precisou provar quais seriam as características que diferenciavam o Tabapuã dos outros zebuínos.

Características da raça

=> São animais de grande porte, com pelagem branca ou cinza, pelos finos e sedosos.

=> É um gado manso. Essa é uma das características que mais o diferencia de outras raças zebuínas de corte.

=> Tem a cabeça com comprimento médio, oval ou circular, mais curta nos machos e mais comprida nas fêmeas. Tem olhos e cílios pretos, por ser uma raça mocha não possui chifres.

=> Possui corpo comprido com constituição robusta, o peito largo e profundo, a giba é bem desenvolvida em formato de castanha de caju. Nas fêmeas, é um pouco menor e tem um formato mais arredondado.

=> Tem um ótimo índice de natalidade. O gado Tabapuã é tido como muito lucrativo na atividade pecuária.

=> Tem os membros anteriores curtos e bem aprumados, os membros posteriores têm musculatura bem desenvolvida.

Aptidão

=> Trata-se de uma raça que se destaca por sua mansidão;

=> É boa produtora de leite;

=> Adapta-se facilmente a várias regiões;

=> É uma raça voltada para o corte por possuir uma carne de boa qualidade e com características adequadas para essa prática;

A raça Tabapuã possui algumas características um pouco indesejáveis como: a cabeça muito pesada,  lábio leporino, umbigo muito grande e vulva atrofiada. Entretanto é um gado muito usado para o cruzamento entre raças.

Conheça todos os cursos da área Gado de Corte elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 09-08-2012 Pecuária de Corte
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.