Conheça algumas raças de gado leiteiro

Na raça holandesa, o pescoço do macho é musculoso e bem implantado no tórax, e na fêmea é mais longo e delgado

Raça Holstein (Holandesa Preta e Branca)

A raça Holstein é originária da província de Frísia, na Holanda. Nos Estados Unidos, é chamada de Holstein e, na Inglaterra, de British Holstein. No Brasil é conhecida como raça Holandesa.

História

Segundo dados históricos, referentes à nossa colonização, presume-se que o gado holandês foi trazido para o Brasil nos anos de 1530 a 1535, período em que o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias.

Características

Trata-se de um animal de grande porte, tendo sua conformação vista de cima em forma de um triângulo, com seus anteriores (parte da frente do animal), menor que o posterior (parte de trás).

A pelagem é constituída de malhas brancas e pretas, com separação nítida entre essas duas cores.

A cabeça é bem delicada, de tamanho médio, larga e de perfil subcôncavo, sendo mais comprida e estreita na fêmea. Os olhos são grandes e salientes, com orelhas médias e finas. Os chifres são pequenos e finos, saindo um pouco para trás, encurvando-se para frente, para baixo e para dentro. As narinas são largas e bem abertas.

O pescoço do macho é musculoso e bem implantado no tórax, e na fêmea é mais longo e delgado.

Aptidões

É uma raça altamente especializada para a produção de leite, sendo considerada por especialistas a melhor raça leiteira do mundo. Exige boas condições de manejo.

Embora na maioria das propriedades onde são criadas vacas holandesas, os machos sejam descartados ao nascimento, quando recriados a pasto ou confinamento, possuem bom desempenho para engorda.

Raça Guernsey

Raça Guernsey

Tem origem na Ilha de Guernsey, localizada no canal da Mancha, Inglaterra, próxima à Ilha de Jersey. A raça é resultante de cruzamentos de gados da Normandia e da Inglaterra, rigorosamente selecionada para a produção de leite rico em gordura.

História

Essa raça foi formada por cruzamento de raças francesas. Os monges bretões levaram animais da raça Froment du Léon para a Ilha de Guernsey, no ano de 960. Esse gado é originário da Bretanha, pequeno, de capa manchada de castanho, produzindo um leite rico em manteiga, sendo resistente e dócil.

Características

É considerada uma raça de pequeno porte. A pelagem é malhada, predominando a cor amarela com suas variações. As extremidades dos membros, o úbere, o ventre e a vassoura da cauda são sempre brancos. Na fronte, o branco aparece em forma de escudo ou de estrela. Em torno do focinho e dos olhos, os pelos são mais claros. A mucosa do focinho é alaranjada, como a pele da face interna das orelhas, do úbere e da bolsa escrotal. A pele é amarela, fina e coberta de pelos finos e brilhantes.

Aptidões

Trata-se de uma raça especializada na produção de leite. A raça Guernsey é considerada mais rústica do que a raça Jersey, mas, para produzir satisfatoriamente e economicamente, requer boas pastagens, boa suplementação alimentar em épocas de estiagem e sobretudo um manejo adequado.

Confira outras informações sobre gado leiteiro na área Gado de Leite, elaborada pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 11-06-2012 Pecuária de Leite
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.