Saiba como controlar carrapatos, bernes e moscas dos chifres

Controle de pragas em bovinos

O carrapato é um problema bem conhecido de todos os que trabalham com bovinos. É importante saber que nesses a infecção é diferente da que acomete os equinos. Neste curso, será discutido apenas o carrapato comum nos bovinos (Bophilus microplus), principalmente, nos bovinos de leite, cuja maneira de combate é diferente da que é feita para bovinos de corte.

Essa praga prejudica os animais ao sugar o sangue e transmitir os parasitas que causam a tristeza parasitária, piroplasmose ou doença do carrapato. Além disso, causa outros prejuízos, como a irritação e as perfurações no couro.

Os bernes são tratados de forma bastante simples, apesar de terem um ciclo biológico complexo, envolvendo, inclusive, outras espécies de insetos. Por isso, é praticamente impossível fazer o controle preventivo. O mais usado é o tratamento local, no próprio animal, depois que o mesmo já foi afetado pelo parasita.

A mosca dos chifres (Haematobia irritans) é considerada uma praga em vários países. No Brasil, esse inseto foi identificado, pela primeira vez, em 1983, por Valério & Guimarães (1983). Entretanto, há relatos da sua presença, em Roraima, desde 1976, tendo aparecido na maioria dos estados brasileiros em 1991. Portanto, existe a necessidade de se estudar a epidemiologia e os danos que essa mosca causa nas diferentes regiões fisiográficas do País.

Saiba mais sobre essas três pragas bovinas e aprenda a eliminá-las do seu rebanho com o curso "Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres", feito pelo CPT - Centro de Produções Técnicas sob a coordenação técnica do Dr. John Furlong, Pesquisador da Embrapa Gado de Leite, especialista em parasitas de bovinos.

http://www.youtube.com/watch?v=kGAmT7q1Xqc

Marconi Vieira 20-04-2010 Pecuária de Leite
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.