Como criar gado de leite confinado

Um sistema de confinamento bem estruturado pode garantir alta produção e grande lucratividade

Confinamento para gado de leite

Fatores econômicos e técnicos, bem como a preferência por determinados sistemas, irão influenciar o fazendeiro na escolha do tipo de instalação para seu gado em confinamento. As instalações podem ser simples e baratas, proporcionando aos animais condições de conforto e espaço, proteção e ambiente limpo, e de boas condições sanitárias, para evitar doenças e permitir produção higiênica de leite.

As instalações para o confinamento do gado leiteiro, onde a prática é corrente, podem ser classificadas genericamente em dois tipos de sistemas de estabulação completa: convencional e estabulação livre.

No sistema convencional, os animais permanecem lado a lado, contidos ou não em baias individuais a maior parte do tempo, sendo recomendado para rebanhos de até 60 vacas em lactação. É o sistema mais usado no Brasil para a criação em regime de semi estabulação, com possibilidade de adaptação para o confinamento total.

Já o sistema de estabulação livre, além de servir à ordenha, permite a execução de outras atividades, como alimentação das vacas em lactação, alojamento de reprodutores e bezerros, acondicionamento do leite, depósito de ração, local para picagem de forragem, farmácia e escritório. Sua localização e organização devem favorecer o rendimento de todo o trabalho com o gado, além de ser orientado na posição norte-sul, a fim de permitir insolação interna mais intensa. Saiba também sobre o melhoramento genético de gado de leite.

O curso “Confinamento para Gado de Leite”, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, mostra todas as informações necessárias para a implantação de um sistema bem estruturado, o uso de técnicas adequadas e um bom gerenciamento. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo dos pesquisadores da Embrapa Gado de Leite, Dr. Marcus Cordeiro Durães e do Dr. Luciano Patto Novaes.

http://www.youtube.com/watch?v=ZGL__bbgJiw

Marconi Vieira 19-04-2010 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Jorge andre lima de oliveira

05-10-2018

Gostaria de ajuda para forma fazenda pequena para gado leite e confinamento e pasto com piquetes rotacionados ..obg

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

05-10-2018

Olá Jorge,

Agradecemos a visita e comentário em noso site.

Para mais informações, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto