Técnicas de ordenha mecânica - Implantação e operação

Implantação e operação de ordenhadeiras mecânica

Nesses últimos anos, a pecuária de leite do Brasil tem sofrido grandes transformações. Isso se deve à crescente competição, que leva à necessidade de redução de custos e aumento de produção, às exigências legais e de mercado por qualidade, que está obrigando os produtores a buscarem tecnologias para livrarem seus rebanhos da mastite e o leite de contaminações bacterianas.

Assim, o esforço do produtor com o rebanho leiteiro é bem ou mal remunerado em função da quantidade e qualidade do leite produzido. Dessa forma, a ordenha deve ser vista como uma das atividades que exigem maiores cuidados e atenção no trabalho geral da fazenda.

Nesse cenário, a ordenha mecânica tende a se tornar uma ferramenta que pode ajudar a atender as demandas por produtividade e qualidade. Segundo Armando Carvalho e Antônio Cândido Ribeiro, pesquisadores da Embrapa Gado de Leite e coordenadores deste curso, “a qualidade higiênica do leite é influenciada principalmente pelo estado sanitário do rebanho, pelo manejo dos animais e dos equipamentos durante a ordenha e pela presença de microrganismos, resíduos de drogas e resíduos estranhos. ”

No curso “Ordenha Mecânica - Implantação e Operação” elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, serão apresentadas vantagens e cuidados referentes à ordenha mecânica que ajudarão na produção de leite com mais qualidade e menor custo.

http://www.youtube.com/watch?v=gwf2ZM8lO9k

Marconi Vieira 20-04-2010 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.