Importância da troca de teteiras para evitar mastite

O pecuarista leiteiro deve entender a importância da troca de teteiras para evitar mastite em suas vacas.

O pecuarista leiteiro deve entender a importância da troca de teteiras para evitar mastite em suas vacas

Importância da troca de teteiras para evitar mastite.

A mastite ocorre quando a glândula mamária da vaca é infectada por microrganismos que causam a sua inflamação. Geralmente, isso ocorre devido a falhas no manejo animal (controle sanitário) e a não manutenção e higienização dos equipamentos de ordenha (troca de teteiras). Como consequência, aumentam as chances de os agentes contaminantes atingirem os tetos da vaca. Por esse motivo, torna-se necessário implantar um programa de controle da mastite em todo o rebanho leiteiro.

A manutenção e a limpeza dos equipamentos de ordenha são essenciais

"O pecuarista leiteiro que adota estratégias de manutenção e higienização rotineira dos equipamentos de ordenha certamente obterá êxito no controle de mastite. Isso evita o surgimento de novas infecções, além de se reduzir as já existentes", afirmam os professores especialistas José Renaldi Feitosa Brito e Maria Aparecida Paiva Brito, do Curso CPT Prevenção e Controle de Mastite.

O pecuarista leiteiro deve entender a importância da troca de teteiras para evitar mastite

Uma das mais eficientes formas de controle da mastite é a troca de teteiras, principalmente se já estiverem desgastadas com o tempo e com o uso. Esse procedimento evita que patógenos contaminantes sejam transferidos para os tetos da vaca durante a ordenha.

Se houver desgaste nos insufladores das teteiras, eles devem ser substituídos

É o caso dos insufladores das teteiras, que são borrachas diretamente colocadas nos tetos da vaca no momento da ordenha. Se houver qualquer indício de desgaste ou avaria nesses equipamentos, eles devem ser imediatamente substituídos.

Rachaduras na boca dos insufladores é uma porta de entrada para microrganismos

Quando há rachaduras ou porosidades na boca dos insufladores, entra ar nas teteiras, fazendo com que elas dilatem, possibilitando um aumento considerável de leite residual. Com isso, abre-se uma porta de entrada para microrganismos infectantes.

As teteiras devem ser substituídas após 2500 ordenhas ou com recomendação

Por isso, as teteiras devem ser substituídas após 2500 ordenhas ou seguindo a recomendação do fabricante do equipamento. Caso contrário, o seu uso excessivo desgasta as peças, além de dificultar a higienização devido a rachaduras e porosidades.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Megaagro e Rural Centro.

Andréa Oliveira 24-06-2015 Pecuária de Leite
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.