Pecuaristas, aumentem sua produtividade com o uso da IATF

O sistema de manejo  é muito simples, bem semelhante ao processo de acasalamento dos animais livres na natureza

Curso de Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo

Antes de se preocupar com a definição ou aplicação do conceito, deve-se pensar que todo pecuarista deseja melhorar a eficiência reprodutiva de seu rebanho. Para isso, é preciso aumentar o número de vacas gestantes, de nascimentos e de animais desmamados por ano.

Segundo o professor Luis Fonseca Matos, coordenador técnico do curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "no Brasil, o sistema de monta natural, mais utilizado nos rebanhos comerciais de corte, acontece ao longo de todo o ano. É importante lembrar que, por esse método, os touros permanecem com as vacas todo o tempo, fazendo a monta sempre que surgir a manifestação do cio."

Esse é um sistema muito simples de manejo, que aparentemente garante eficiência reprodutiva por ser semelhante ao processo de acasalamento dos animais livres na natureza.

Entretanto, esse sistema também carrega consigo alguns problemas, sendo que o maior deles é o fato dos nascimentos se distribuírem ao longo de todo o ano, com uma maior concentração ao longo dos meses de julho a setembro. Isso ocorre por causa do maior número de ocorrências de concepção entre os meses de novembro a fevereiro, quando as pastagens produzem forragem em maior quantidade e qualidade.

As crias que nascem durante a estação das chuvas são prejudicadas em seu desenvolvimento, devido ao fato da maior incidência de doenças e de parasitas. Pelo contrário, nascendo na seca, os bezerros são menos expostos aos problemas sanitários, como diarreias e pneumonias, e chegam à estação chuvosa mais resistentes.

Quando a inseminação artificial em tempo fixo é utilizada, pelo menos 50% das fêmeas sincronizadas emprenham com apenas uma inseminação artificial. As fêmeas que não conceberem nessa primeira rodada podem ser novamente sincronizadas ou colocadas com touros para repasse.

Além disso, a observação tem mostrado que as vacas tratadas com protocolos de IATF - Inseminação Artificial em Tempo Fixo que não se tornaram gestantes na primeira rodada tendem a apresentar maior taxa de cio e de prenhez durante a estação de monta que vacas não-tratadas, aumentando a eficiência reprodutiva do rebanho.

http://www.youtube.com/watch?v=YS7XQvl7N-s

Marconi Vieira 10-12-2010 Pecuária de Leite
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.