Leite convencional X Leite orgânico

Os tipos de bovinocultura de leite se subdividem em convencional e orgânico:

As vacas são criadas livres em todo o ciclo de vida e a alimentação deve ter uma procedência orgânica

  A produção do leite convencional trata-se de uma tecnologia de produtos que utiliza máquinas e equipamentos

Os tipos de bovinocultura de leite se subdividem em convencional e orgânico:

Leite convencional

As vacas são selecionadas e melhoradas geneticamente para uma alta produção, sem a preocupação de sua integração ao ambiente natural. Podem ser mantidas estabuladas e existem até a modernidade de vacas de 1-2 lactações. É permitido o uso de animais transgênicos, alimentando-se inclusive de suplementação transgênica.

Não existe restrições à transferência de embriões. A especificidade da criação promove a necessidade de uso contínuo de produtos químicos na ração, injetados no corpo dos animais ou banhos. Está liberado o uso de antibióticos, hormônios, analgésicos, anti-inflamatórios, dentre outros produtos.

O produtor é orientado a obedecer o período de carência dos referidos produtos. Existe também um grande número de produtores que utiliza de medicamentos homeopáticos na produção de leite convencional, na tentativa de produção de um leite com resíduo controlado e com baixa contagem de células somáticas.

A produção do leite convencional trata-se de uma tecnologia de produtos que utiliza:

  • Máquinas e equipamentos;
  • Ênfase em produtos químicos;
  • Instalações caras;
  • Alto uso de energia;
  • Animal fora de seu natural (confinamento).

Leite orgânico

A grande diferença refere-se basicamente ao manejo. As vacas são criadas livres em todo o ciclo de vida e a alimentação deve ter uma procedência orgânica. É importante compreender o significado da palavra orgânica que está aliada a este sistema. Orgânico se refere a organismo, fazendo entender que a propriedade rural toda tem de estar em funcionamento integrado, ou seja, todas as partes formam o todo e todas as partes são igualmente importantes.

O leite orgânico não é o mais importante na propriedade, pois ele depende das pastagens, da água, da preservação de matas, do esterco animal, do trabalho humano, etc. A integração se faz quando nutrimos o solo com esterco animal e vegetal, através da compostagem e, ou, adubação verde; e completamos o ciclo nutrindo os animais através destes vegetais que receberam a nutrição através do esterco.

Maria do Carmo Arenales, coordenadora do Curso Produção de Leite Orgânico, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que "É importante frisar que cada organismo (propriedade orgânica) é único e as adaptações às normas da credenciadora devem ser adaptadas para as suas condições. Por isso, muitas vezes, as soluções para uma propriedade não são soluções para outra. Aliado ao fato de que o Brasil tem dimensões territoriais continentais".

A produção de leite orgânico diz respeito à tecnologia de processos e produção ecologicamente correta, tendo como base:

  • Baixo uso de energia e de insumos;
  • Ênfase no gerenciamento;
  • Baixas necessidades de investimentos; e
  • Respeito ao bem-estar do animal.

Equipe de Redação 19-12-2012 Pecuária de Leite
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.