Curso de prevenção e controle de mastite

Curso para prevenir e controlar a mastite

Uma das doenças de maior impacto econômico é a mastite, que leva à redução na quantidade de leite e a alterações significativas na composição da bebida secretada pela glândula afetada. Para o produtor, isso significa menor retorno, pela redução na produção; e para a indústria, problemas no processamento, redução no rendimento, devido aos teores inferiores de caseína, gordura e lactose; além da obtenção de produtos de baixa qualidade e estabilidade.

Os modernos sistemas de exploração pecuária, entre eles o de produção de leite, se preocupam em prevenir e controlar as doenças para evitar prejuízos e gastos desnecessários. O papel da assistência veterinária é importante, pois ajuda a curar doenças, com o uso de antibióticos ou outros meios, ou preveni-las por meio de vacinas ou medidas de higiene.

Por isso, muitos países optaram por monitorar a contagem de células somáticas do leite como um critério de qualidade e avaliação da saúde do úbere. Esses fatores reforçam o argumento em favor da existência de programas de prevenção e controle da enfermidade. O curso "Prevenção e Controle de Mastite", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, contém a definição da doença e diversas técnicas para prevenção e controle da mesma.

http://www.youtube.com/watch?v=PyFs0Yi0nxg

Marconi Vieira 20-04-2010 Pecuária de Leite
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.