Resfriamento de leite na fazenda: o papel do carreteiro

O resfriador de leite na fazenda reduz o custo do transporte já que permite a estocagem do produto por até três dias, reduzindo, assim, a necessidade de seu beneficiamento nos finais de semana.

O carreteiro, devidamente treinado, é o responsável pelo julgamento do leite

A fervura permite verificar rapidamente se o leite está ácido ou não

O resfriador de leite na fazenda reduz o custo do transporte já que permite a estocagem do produto por até três dias, reduzindo, assim, a necessidade de seu beneficiamento nos finais de semana.

O carreteiro, devidamente treinado, é responsável pelo julgamento do leite, pela sua medição e pelo recolhimento de amostras destinadas a outros tipos de avaliação (carga bacteriana, teor de gordura, de proteína, etc.).

Manual do carreteiro

Ao destampar os latões ou tanques de resfriamentos, o primeiro a ser feito é a análise sensorial. A análise sensorial consiste em ver e cheirar o leite para verificar se este está em boa ou em má condições, observar a existência de sujidades tais como insetos, fezes ou outras impurezas. Cheirar o latão e o tanque para verificar se há odores estranhos como ácido, ranço pútrido ou ácido velho.

Em caso de leite muito sujo ou com cheiro diferente não deve coletar. Pegue uma amostra e leve para o laticínios para um diagnóstico mais preciso. Antes de medir o volume, comprovar a qualidade do leite mediante as seguintes provas: prova do álcool e prova da fervura.

Prova do Álcool (alizarol)

Com o aparelho próprio, pegue amostra de leite e misture ao reagente.

Resultados:

1- Cor roxa sem coagular - Leite suspeito, coletar amostra e levar ao laticínios para a análise de água e alcalinos.

2- Cor vermelho tijolo sem coagulação - Leite bom, coletar.

3- Cor vermelho tijolo com coagulação - Coletar amostra e levar ao laticínios para teste de balanceamento salino.

4- Cor amarela com coagulação - Leite ácido, não coletar

Prova da fervura

Mauro Mansur Furtado e Maria Cristina A. V. Mosquim, coordenadores do Curso Resfriamento de Leite na Fazenda e Coleta a Granel, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressaltam que "Esta prova permite verificar rapidamente se o leite está ácido ou não. O leite ácido não pode ser misturado com o leite bom, pois estraga todo leite coletado".

O teste é feito da seguinte maneira:

Pegue uma pequena quantidade de leite e ferva. Se coagular, o leite está ácido. Se não coagular, o leite não está ácido.

Equipe de Redação 21-02-2013 Pecuária de Leite
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.