Curso de resfriamento de leite na fazenda e coleta a granel

Resfriamento de leite na fazenda e coleta a granel

Com a globalização, todos os setores da economia estão necessitando de uma maior eficiência nas cadeias de produção. Em particular, o setor leiteiro brasileiro tem sofrido, atualmente, grande concorrência externa e busca alternativas para o seu desenvolvimento.

O transporte de leite cru, em latões, é o meio mais utilizado no Brasil. Esse transporte é feito por carreteiros autônomos e o leite é coletado nos chamados pontos de coleta, em latões de até 50 litros. Nesses pontos, muitas vezes situados distantes das propriedades, os latões ficam expostos ao sol aguardando a chegada do caminhão, o que permite a rápida proliferação dos microrganismos do leite. Por causa da pequena quantidade de leite coletada por ponto, os caminhões quase sempre trafegam ociosos, sendo os carreteiros estimulados a aumentar o seu raio de ação, em busca de novos produtores, retardando a entrega aos laticínios, com reflexo no seu custo operacional e na qualidade do produto.

Preocupados com a atual situação, produtores, administradores de cooperativas e setores do governo buscam meios alternativos para contornar o problema. Uma das opções que ultimamente tem sido analisada é a introdução do sistema de coleta de leite a granel. Nesse sistema, são instalados tanques de resfriamento nas fazendas produtoras de leite, sendo a coleta feita por caminhões tanques isotérmicos que realizam o transporte até os postos de recepção.

O aumento da conservação do leite, resultante do seu resfriamento, traz vantagens, como a redução de custos, sabor mais agradável, redução da quantidade de leite desclassificado por acidez e maior flexibilidade de processamento de derivados de melhor qualidade. Possibilita, também, a coleta em dias alternados. Se o leite é resfriado e a coleta é feita a granel, em caminhões tanques isotérmicos, o sistema se otimiza.

O curso "Resfriamento de Leite na Fazenda e Coleta a Granel", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta detalhes sobre o resfriamento de leite na fazenda e a coleta a granel, mais uma alternativa para que o produtor de leite facilite o seu trabalho e obtenha mais qualidade do produto e maior rentabilidade. A coordenação técnica do curso ficou a cargo do Dr. Mauro Mansur Furtado e da Professora Maria Cristina A. V. Miosquim, ambos especialistas do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa - MG.

http://www.youtube.com/watch?v=7egJmMuJqqU

Marconi Vieira 19-04-2010 Pecuária de Leite
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.