6 espécies de escargot comestíveis para criar e ganhar dinheiro

Antes de iniciar a criação, é interessante escolher dentre as melhores espécies de escargot comestíveis

6 espécies de escargot comestíveis para criar e ganhar dinheiro

“No Brasil, a criação de escargots, também conhecida como helicicultura, é uma atividade voltada para o comércio. Principalmente porque apresenta proporções comerciais a partir de uma crescente demanda para uso na alimentação, pois o escargot é um alimento nobre e saudável”, ressaltam Edson Assis Mendes e José Luiz Machado, professores do Curso CPT Escargots - A Tecnologia Correta de Criação.

Atualmente, para atender à demanda dos mercados interno e externo, o criador de escargots tem investido em tecnologia para melhorar a qualidade do produto e aumentar a produtividade. A carne de escargot apresenta alto valor comercial, o que torna esse negócio amplamente lucrativo. Entretanto, antes de iniciar a criação, é interessante escolher dentre as melhores espécies de escargot comestíveis.

1. Helix adanensis


O escargot Helix adanensis é mais escuro que o escargot Helix pomatia e mais claro que o escargot Helix lucorum. Trata-se de uma espécie de escargot sem umbigo e com estrias de crescimento visíveis, além de faixas espirais muito escuras.

2. Helix aspersa


O escargot Helix aspersa ou escargot Petit Gris apresenta concha, que varia da cor mais clara à mais escura. Ele também pode apresentar concha unicolor (amarela e sem faixas). Suas estrias de crescimento são praticamente imperceptíveis, já suas faixas espirais são bastante escuras. Assim como o escargot Helix adanensis, essa espécie não apresenta umbigo.

3. Helix aspersa maxima


O escargot Helix aspersa maxima é maior que o Helix aspersa (Petit Gris) e pode alcançar tamanho idêntico ao escargot Helix pomatia. Seu peso oscila entre 20 e 40 gramas. Sua concha é clara (com ou sem faixas). Alguns escargots dessa espécie também podem apresentar a borda do manto na cor preta.

4. Helix cincta


A concha do escargot Helix cincta é bastante semelhante à do escargot Helix pomatia. A única diferença é que a zona columelar da abertura apresenta cor castanha.

5. Helix lucorum


A concha do escargot Helix lucorum apresenta espessura idêntica ou mais grossa que a do escargot Helix pomatia. Normalmente, suas faixas espirais (ou verticais) são visíveis. Quando jovem, essa espécie de escargot apresenta concha com umbigo; já quando adulto, não.

6. Helix pomatia

O escargot Helix pomatia apresenta concha com cor bege clara. Normalmente, seu tamanho chega a 40 milímetros. Suas faixas espirais são praticamente invisíveis, enquanto as estrias de crescimento, visíveis. Sua concha apresenta umbigo.

Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Criações:

Escargots - A Tecnologia Correta de Criação

Criação do Bicho-da-Seda

Criação de Borboletas

Fonte: Cursos CPT

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 01-10-2020 Pequenas Criações
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.