Criação de paca - características deste animal

A paca (Agouti paca) pode medir cerca de 70 cm, e pesar até 10 kg, representando um dos maiores roedores do Brasil, só perdendo, em tamanho, para a capivara. Em geral, só tem um filhote por vez e até duas gestações por ano.

A paca tem o pelo castanho, curto e lustroso, apresenta cinco faixas irregulares de manchas esbranquiçadas dispostas em sequência e mais visíveis nos flancos

 

O comprimento corpóreo da paca é mensurado da cabeça à base da cauda e varia de 32 a 80 cm

A paca (Agouti paca) pode medir cerca de 70 cm, e pesar até 10 kg, representando um dos maiores roedores do Brasil, só perdendo, em tamanho, para a capivara. Em geral, só tem um filhote por vez e até duas gestações por ano.

Notívaga, a paca se alimenta de frutas ou raízes. Assim como a capivara, era encontrada originariamente em quase todo Brasil. Caracteriza-se pelo seu pelame duro e eriçado, vermelho com manchas brancas. As pernas são fortes e terminam em grandes unhas afiadas. Possui quatro dedos nas patas dianteiras e cinco nas traseiras. Sua cauda é minúscula.

As faces lateral e inferior do focinho e do ventre são brancas. A constituição de seu pelame a faz passar despercebida, em meio à vegetação. Seu traço típico está na cabeça, com orelhas pequenas e as laterais do focinho inchadas, devido à presença de uma "caixa de ressonância", que lhe permite emitir sons.

O comprimento corpóreo da paca é mensurado da cabeça à base da cauda e varia de 32 a 80 cm, com peso variando de 8 a 12 kg, mas podendo chegar até aos 14 kg.

Quanto ao período de gestação, verificou-se, por meio de estudos ultrassonográficos, que ela dura entre 135 e 139 dias. Contudo, podem ser observadas até duas gestações por ano, com o nascimento de um filhote em cada parto, medindo, aproximadamente, 33 cm e pesando em média 741 gramas.

Com a extremidade posterior do corpo mais alta que a anterior, tem as pernas curtas, a cauda reduzida a um cotoco, a cabeça grande e certas saliências nos ossos malares, que servem como caixas de ressonância na produção de sons. O pelo castanho, curto e lustroso, apresenta cinco faixas irregulares de manchas esbranquiçadas dispostas em sequência e mais visíveis nos flancos. Nas patas traseiras, os dedos são providos de cascos.

Espécie menor e de pelo mais denso, a paca-das-montanhas (Cuniculus ou Stictomys taczanowskii) vive nos Andes. Já a pacarana (Dinomys branickii), mamífero roedor da região amazônica, bem mais raro, pertence a outra família, a dos dinomiídeos, e se distingue por ter a cauda mais longa e todas as unhas transformadas em cascos.

Fábio M. Hosken, coordenador do Curso Criação Comercial de Paca, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas,   ressalta que a paca pertence ao Reino Animalia, Filo Chordata, Classe Mammalia, Ordem Rodentia, Histricomorpha, Infraordem Histricognati, Família Cuniculidae, Gênero Cuniculus, Espécie Cuniculus paca, embora originalmente tenha sido classificada como Agouti paca por Linnaeus em 1766.


Equipe de Redação 15-08-2013 Animais Silvestres
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.