Canários Isabelinos Opalinos

Muitos criadores iniciantes se surpreendem com os filhotes nascidos de casais de isabelinos opalino

Dentre as mais de 520 cores de canários existentes, o Isabelino Opalino, é uma das mais apreciadas. A cada ano que passa os criadores de canários se interessam mais por essa espécie. Os isabelinos opalinos são canários melânicos da série marrons diluídos, cuja eumelanina marrom foi modificada pelo fator opal.

O acasalamento

Sendo o opalino uma mutação  autossomal recessiva, ela somente se manifestará quando em homozigoze, ou seja, para que se tenha filhotes opalinos o macho e a fêmea do casal deverão ser, o portar, o fator opalino.

O acasalamento de casais puros conduz a uma linhagem muito clara, em algumas situações

"passando do ponto" quanto a diluição.

Muitos criadores iniciantes se surpreendem com os filhotes nascidos de casais de isabelinos opalino, adquiridos de outros criadores, que nascem com fenótipos da cor, porém com olhos vermelhos brilhantes. São resultado de acasalamento de isabelinos acetinados.

Planejamento do plantel

A participação em concurso é essencial para qualquer criador. É a maneira mais eficaz de se avaliar a qualidade e fixar uma linhagem de alto padrão é o objetivo a ser perseguido na criação. Um dos caminhos é criar, além da cor preferida, outras cores da mesma série, de preferência a série completa.

É desejável montar um mínimo de 3 casais por cor. Assim o criador poderá acasalar os canários entre si, obtendo um universo maior de filhotes. Isso possibilita maiores chances de se montar mais quartetos, importantes na pontuação geral da série, e melhores condições para a seleção, formação e fixação de linhagem.

Assim, o acasalamento de canários das duas séries vai gerar portadores e uma possibilidade maior de manipulação num grande universo de filhotes diversificados.

No Curso Criação Comercial de Canários de Cor e Porte, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas você encontrará mais informações a respeito de canários de cor e de porte. Confira!


Equipe de Redação 27-10-2011 Aves exóticas
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.