Criação de Periquitos Australianos - gaiolas e equipamentos

É muito importante considerar bem a temperatura do local e o lugar onde ficarão as gaiolas dos periquitos australianos. O ideal é que ela seja mantida ao nível dos olhos. Isto porque os periquitos podem sentir-se ameaçados pelo movimento das pessoas se as gaiolas forem mantidas em nível superior ou

Conheça os tipos de gaiolas, bebedouros, comedouros e brinquedos ideais para a criação de periquitos australianos

As gaiolas de arame são as mais vendidas e preferidas pelos criadores brasileiros

É muito importante considerar bem a temperatura do local e o lugar onde ficarão as gaiolas dos periquitos australianos. O ideal é que ela seja mantida ao nível dos olhos. Isto porque os periquitos podem sentir-se ameaçados pelo movimento das pessoas se as gaiolas forem mantidas em nível superior ou inferior.

Um fator importante a ser lembrado é que as aves não possuem glândulas sudoríparas e, desta forma, a termorregulação pode ficar comprometida em caso de temperatura excessiva. Alguns momentos de sol são benéficos. Porém, uma estrutura que garanta que sempre haverá uma área de sombra disponível na gaiola é o ideal.

O som de aparelhos eletrônicos como a televisão causam aos periquitos nervosismo e agitação chegando ao estresse.

Tipos de Gaiolas

No mercado, existem vários tipos de gaiolas para venda. As gaiolas de arame são as mais vendidas e preferidas pelos criadores brasileiros. A gaiola individual tem, no máximo, 40 cm de comprimento. Recomenda-se que se utilize uma gaiola maior (cerca de 60 cm de comprimento) pelo simples fato que este será o ambiente em que o periquito passará sua vida, e uma gaiola mais ampla poderá garantir sua sobrevivência por um espaço de tempo maior.

O comedouro e o bebedouro devem ser mantidos em lados opostos, de forma a fazer o periquito se movimentar. Isto vale também para aqueles periquitos que são mansos e passam várias horas do dia fora da gaiola.

As gaiolas retangulares devem ser preferidas em relação a qualquer outro formato. Apesar de existirem modelos arredondados esteticamente mais bonitos, as gaiolas retangulares são mais adequadas, pois aumentam as possibilidades de exercícios. É bom lembrar que o bem-estar do periquito deve ser a preocupação principal. Os modelos redondos, em forma de torre, podem causar distúrbios de equilíbrio nas aves.

Bebedouros, Comedouros e Brinquedos

Os bebedouros plásticos à venda no mercado, muitas vezes, não são recomendados para periquitos, pois são facilmente destruídos. No entanto, existem bebedouros mais resistentes, importados da Europa, com preço bastante acessível, levando em conta a sua durabilidade. Neste ponto, vale lembrar que o importante é que eles sejam mantidos sempre limpos. Faça pelo menos uma limpeza por dia, evitando, assim, a proliferação de algas nas paredes internas do bebedouro. Escovas, buchas e bastante água corrente ajudam neste trabalho.

Os comedouros plásticos encontrados no mercado não são muito recomendados por serem extremamente leves. Esse equipamento pode tombar com facilidade derramando o alimento. Isto acontece porque os periquitos costumam se equilibrar nas bordas para se alimentar. Neste caso, Renato Azevedo Uchôa, coordenador do Curso Criação de Periquitos Australianos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, recomenda o uso de um comedouro de barro, vidro ou porcelana, materiais um pouco mais pesados que o plástico. É possível encontrar, também,  comedouros com tampas.

Tome cuidado ao comprar um brinquedo para distração de um periquito. Se por um lado pode ser um entretenimento, por outro pode representar certo risco. A coordenação técnicas do curso ressalta que o brinquedo ideal seriam bolinhas (do tamanho das de pingue-pongue), perfuradas, de forma que o periquito possa subir e tentar se equilibrar sobre ela.

Equipe de Redação 28-05-2013 Aves exóticas
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.