Pavão: uma ave ornamental exuberante

O pavão macho utiliza a sua cauda para despertar o interesse da fêmea

O pavão é uma ave ornamental chamativa e elegante por suas cores. Sua cauda de pavio, quando aberta, desperta o interesse de todos ao redor. É um animal de fácil manejo que tem uma única exigência, um poleiro alto para que ele caiba com conforto, afinal trata-se de uma ave grande.

O pavão macho utiliza a sua cauda para despertar o interesse da fêmea. Com seu leque de aproximadamente dois metros de diâmetro, com cerca de 200 penas de diferentes tamanhos, ele acaba chamando a atenção.

Os machos começam a perder suas penas assim que as fêmeas começam a postura. Essas penas são muito buscadas para a fabricação de fantasias, para a decoração e a confecção de outros objetos de adorno.

A criação dessa ave ornamental traz lucros. Um casal adulto chega a custar cerca de R$ 1.500, eles vivem, em média, 16 anos e reproduzem bem até seis anos de idade. O pavão é uma ave que come pouco em relação ao seu peso, diferentemente das galinhas por exemplo. Para iniciar uma criação de pavão, você precisará ficar atento à necessidade básica, um poleiro alto.

Um fator importante em relação a essa atividade é que o clima tropical do Brasil é propício para a reprodução dessa ave. Muitos dias de sol fazem com que os pavões reproduzam mais. É importante saber também que a venda da carne de pavão não gera lucros por ser dura, portanto invista no mercado de aves ornamentais.

Confira as dicas

Inicie a criação adquirindo pavões de criadores conceituados no mercado, e exija sempre o exame de sanidade das aves. Escolha a espécie e peça conselhos para criadores mais experientes.

As aves podem ser criadas soltas na propriedade. Porém, o ideal é que sejam mantidas em viveiros, que obedeçam o tamanho de seis metros quadrados para cada ave, com dois metros de altura.

Utilize a proporção de um macho para cada duas ou três fêmeas.

Confira a nossa área Aves Exóticas, elaborada pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, e saiba como criar essas espécies e quais as vantagens dessa atividade.

Equipe de Redação 05-06-2012 Aves exóticas
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.