Periquitos Australianos

Há cerca de 40 anos foi fundado na cidade de São Paulo o primeiro clube de criadores de periquito australiano do Brasil e da América do Sul

As araras, maritacas, catorritas, cacatuas, e os periquitos pertencem à mesma família Psittacidae. O periquito australiano, portanto, Melopsittacus undulatus, pertence à família dos psitacídeos, ordem Psittaciformes, que pertence à classe Aves.

Suas características marcantes são os bicos fortes e recurvados, pés zigodáctilos (dois dedos para a frente e dois para trás), cera ou carúncula (região onde ficam as narinas) proeminentes e plumagem esparsa.

O periquito australiano, no início do século XIX, tinha o nome científico de Psittacus undulatus. No entanto, quando um famoso naturalista inglês, John Gould, ao observar o som emitido pelos periquito australiano, substituiu o nome genérico Psittacus por Melopsittacus. O radical "Melo" acrescentado tinha o significado de "som". E o nome da espécie, undulatus, era devido às marcas de ondas em suas asas.

Deste momento em diante, o periquito australiano manteve o monotípico, ou seja só tem uma espécie, e não são reconhecidas subespécies de Melopsittacus undulatus, sendo exclusivo da Austrália.

No Brasil, não se tem registro de quando os primeiros periquitos australianos chegaram. Entretanto, há cerca de 40 anos era fundado na cidade de São Paulo o primeiro clube de criadores de periquito australiano do Brasil e da América do Sul. Portanto, nesta data, 10 de outubro de 1959, fundaram a APPA (Associação Paulista de Periquito Australiano). A associação desenvolveu suas atividades de clube até 1980, quando foi fundada a Associação dos Criadores de Periquito Australiano (ACPA), um novo clube.

No Rio de Janeiro, nesta mesma época, foi fundada a União dos Criadores de Periquitos Australianos (UCPA).

A UCPA foi extinta no ano de 1980 e a ACPA deixou de funcionar em 1992. A única entidade que ainda temos no Brasil é a ABCP (Associação Baiana de Criadores de Psitacídeos). Não existe nenhum clube especializado em periquito australiano.

No Curso Criação de Periquitos Australianos, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você encontrará informações mais específicas a respeito da criação de periquitos australianos como: a forma certa de fazer a aquisição e a nutrição dos periquitos, o tipo de gaiola específica para criá-los e criação e manejo. Confira!

Equipe de Redação 28-10-2011 Aves exóticas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.