Conheça algumas raças de coelhos

A raça Califórnia originária dos Estados Unidos é resultante do cruzamento de animais da raça Nova-Zelândia, Chinchila e Himalaia

Há diversas raças que podem ser classificadas de acordo com sua função econômica, cor, porte e tamanho do pelo. Nota-se uma tendência a criar raças de porte médio e grande, visando a uma maior produção de carne e pele de bom tamanho.

Chinchila

A raça Chinchila é originária da França, obtida através de cruzamentos entre o Russo, Azul de Beveren e mestiços da região.

Apresenta pelagem fusionada, com mais de uma cor em cada pelo. A base é acinzentada e mesclada de preto e branco nas extremidades. Na região do ventre, a pelagem é branca e mesclada com pelos cinza-azulados. As orelhas são eretas em V, ligeiramente inclinadas para trás e com as bases se tocando. Os olhos são de coloração acinzentada.

Nova-Zelândia

A raça Nova-Zelândia teve sua origem nos Estados Unidos. É uma das raças mais difundidas em todos os países. Apresenta três variedades de cor: branca, vermelha e preta. A variedade branca merece maiores comentários por ser a mais criada no mundo inteiro.

O Neozelandês, como também é conhecido, apresenta porte médio e um corpo bem proporcionado, com garupa arredondada, lombos carnudos e costelas cobertas de carne, oferecendo carcaças de ótima qualidade. É uma raça bastante precoce e muito utilizada em cruzamentos e em criações de raça pura.

Califórnia

A raça Califórnia é também originária dos Estados Unidos e muito difundida entre os criadores do mundo inteiro. É resultante do cruzamento de animais da raça Nova-Zelândia, Chinchila e Himalaia.

Apresenta pelagem branca, com as extremidades escuras. As orelhas são eretas em V e largas. A cabeça é arredondada, com pescoço muito curto e olhos arroxeados. O animal apresenta porte médio e uma estrutura corporal ideal para produção de carne, com excelente cobertura muscular e pouca gordura em suas carcaças. A pele é considerada branca uniforme, pois não se utilizam as extremidades na fabricação das peles.

Fulvo-de-Borgonha

Raça originária da França, obtida por seleção de coelhos roxos da região de Borgonha. Atualmente, tem sido difundida em vários países, inclusive no Brasil, onde também é conhecida pelos nomes Ruivo de Borgonha e Leonardo de Borgonha.

Trata-se de uma raça de porte médio e muito indicada para produção de carne, apresentando um corpo robusto com muita massa muscular. É recomendada para cruzamentos pela sua rusticidade e extraordinária resistência a doenças.

Azul-de-Viena

A raça é originária da Áustria, também conhecida como Gigante-de-Viena, em função de seu porte. Existe uma variedade dessa raça que apresenta coloração branca. A variedade azul, por ser a mais conhecida mundialmente e de maior importância econômica, será descrita abaixo.

Apresenta boa conformação de carcaça e a pele é muito valorizada comercialmente. Como raça gigante, é indicada para cruzamentos.

Castor-Rex Raça originária da França, fruto de uma mutação genética que deu origem à sua pelagem rex.

Os animais dessa raça apresentam características de pelagem que obtém aceitação garantida junto à industria peleteira: pelos extracurtos (não superiores a 1,3 cm de comprimento); pelos com inserção em sentido perpendicular à pele. Possuem a cabeça afilada e acarneirada, os olhos castanhos, as orelhas grandes, eretas em V e com bases unidas.

Trata-se de uma raça de porte mediano, com baixa resistência a doenças, ausência de rusticidade e elevada taxa de mortalidade de láparos, sendo destinada principalmente a produção de pele.

Para conhecer todas as raças de coelhos, acesse o nosso site www.cpt.com.br e consulte o Curso Coelhos Técnicas de Criação, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas; você encontrará também outras informações como instalações e equipamentos; manejo e alimentação.

Equipe de Redação 01-11-2011 Pequenas Criações
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.