Dicas para a comercialização de pão caseiro

Empresas distribuidoras de produtos alimentícios constituem uma considerável fatia de mercado a ser explorada

 

A comercialização pode ser feita de várias maneiras, pois os pães são produtos que atendem às necessidades de vários segmentos do comércio de produtos alimentícios, tais como supermercados, bares, lanchonetes, restaurantes etc. Além disso, as empresas distribuidoras de produtos alimentícios constituem uma considerável fatia de mercado a ser explorada.

O mercado de pães é bastante diversificado, compreendendo quilões, feiras livres, lojas especializadas (delicatessen), supermercados, padarias, restaurantes e lanchonetes à beira de rodovias e também restaurantes e hotéis.

Assim, podem ser identificadas duas categorias básicas de potenciais demandadores do produto:

a) Aqueles que utilizam o produto para o consumo direto dos seus clientes: restaurantes e hotéis (café da manhã, sobremesa, etc).

b) Aqueles que compram para a revenda: supermercados, quilões, padarias etc.

A preferência dos consumidores deverá ser acompanhada de perto e orientará a oferta do "mix" (composição) de tipos de pães, conjuntamente com a disponibilidade de matéria-prima (preços, quantidade e qualidade etc.).

Alguns fatores são fundamentais para a conquista de mercado: ? a qualidade; ? o preço; ? a propaganda; ? a aparência (vidro e rótulo).

Maria da Graça Lima Bragança, coordenadora do Curso Como Produzir Pães Caseiros, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica, ela diz que a produção caseira normalmente atende mercados bem segmentados, que também podem ser chamados de "nichos". O importante é conseguir identificar e caracterizar esse nicho e, logicamente, trabalhá-lo.

Esses nichos estão associados, na maioria das vezes: ? à busca por produtos mais saudáveis e naturais; ? ao casamento do produto às características da região (esse nicho tem crescido com o agroturismo); ? a questões de natureza cultural (produtos típicos como o vinho, a polenta etc.); ? à existência de um consumidor mais exigente em termos da qualidade do produto.

Equipe de Redação 11-01-2012 Pequenas Empresas
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.