Como abrir uma oficina de encadernação

O desafio da indústria é produzir papéis reciclados com a mesma qualidade do papel de fibra virgem

Curso Como Montar uma Oficina de Encadernação

O primeiro impacto de uma encadernação bem feita é o visual. O segundo é tátil, não há como deixar de correr os dedos sobre o papel, sentindo sua textura, seu acabamento, que transmite a sensação de requinte, de cuidado quase artesanal. A impressão de tipos e imagens ganha novos ares, os relevos saltam aos olhos e as cores se fundem ao substrato, adquirindo tonalidades distintas. Esse tipo de produto, com qualidade diferenciada, vem a cada dia conquistando novos adeptos.

Percebendo as vantagens competitivas da diversificação de seus produtos, fabricantes mundiais de papel estão ampliando suas linhas, investindo em papéis que agreguem valor ao material impresso. As texturas, cores e acabamentos diferenciados somam-se a outros recursos, como marca d'água, uso de papéis reciclados, até mesmo fibras de algodão, na composição. Nesse caso, o desafio da indústria é produzir papéis reciclados que ofereçam a mesma performance e qualidade do papel de fibra virgem.

A procura por produtos de qualidade, feitos cuidadosamente em busca de sofisticação, abriu portas para um novo mercado, o de encadernações manuais. Com o uso do material correto e das técnicas apropriadas, é possível agregar valor ao produto e criar uma excelente alternativa de trabalho para complementação de renda.

O curso "Como Montar uma Oficina de Encadernação", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ensina como montar a oficina e as técnicas da encadernação criativa. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da professora Nícia Mafra, formada pela Escola de Belas Artes da UFMG, mestra pela PUC de Belo Horizonte, especialista em papel artesanal e encadernação e consultora do SEBRAE.

http://www.youtube.com/watch?v=UsbvtR-Rhu0

Marconi Vieira 30-03-2010 Como Montar

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.