Confira algumas estratégias para montar uma academia

Faça uma pesquisa antes de começar qualquer investimento

É muito importante fazer uma pesquisa para saber quais as possibilidades de se abrir uma academia na região que você escolheu. Ao escolher uma cidade para montar uma academia, devemos considerar alguns pontos como o nível socioeconômico do lugar, a existência de cursinhos pré-vestibulares, faculdades ou universidade, gosto da população pela atividade física, principalmente se gostam de frequentar academias, o número de academias existente na cidade e suas estruturas, e o nível de profissionais que trabalham nessas academias. Faça uma pesquisa antes de começar qualquer investimento.

Dê preferência para locais:

- onde haja aglomeração comercial; - atividades de lazer e áreas de expansão urbana. Deve estar bem próximo do público que você pretende atingir; - É interessante que o local possua média alta de moradores e trabalhadores por metro quadrado, ou seja, que o local seja predominantemente vertical, possuindo muitos prédios.

O prédio ou casa da academia deve ter facilidade de acesso e uma boa área para estacionamento. Numa cidade grande, o estacionamento é um fator que define a escolha de uma academia pelo aluno. Uma área verde por perto é super importante para tornar a academia mais atraente.

ATENÇÃO: Antes de definir o local, procure a prefeitura de sua cidade pois há locais onde não é permitido esse tipo de empreendimento pelo barulho e trânsito de pessoas.

Horário de Funcionamento

O melhor horário de funcionamento para uma academia vai depender da demanda. Ele pode ser uma forma de diferenciar os seus serviços das demais. Quem possui maior opção de horários para as atividades, tem mais chances de cativar maior público. É grande o número de pessoas que trabalham e, ou estudam e que, portanto, necessitam de horários especiais para frequentar a academia.

A organização dos horários e das turmas de aulas deve ser planejada de modo a ocupar o máximo do tempo disponível bem como o espaço das salas.

O horário de funcionamento da maioria das academias começa às 6 h e vai até as 22h, isso de segunda a sexta-feira e no sábado das 7 às 18 h.

Mas já existem academias que funcionam 24 horas para atender pessoas que não podem ir no horário convencional. Elas atingem empresários e profissionais que só possuem a madrugada disponível para fazerem atividades físicas.

A razão pela qual as atividades devem começar o mais cedo possível é porque muitas pessoas começam a trabalhar às oito horas e preferem fazer os seus exercícios antes da sua jornada de trabalho.

Paulo Lanes Lobato, coordenador do Curso Como Montar e Gerenciar uma Academia de Ginástica, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que "as atividades devem ir até às 22 h, no mínimo, porque as aulas coletivas normalmente são à noite, pois seu maior público estuda ou trabalha durante o dia e é necessário um horário em que todos possam se exercitar".

As aulas de ballet para crianças devem ser durante o dia em horário diferente das atividades escolares.

Equipe de Redação 11-11-2011 Como Montar
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.