Como montar e administrar um consultório odontológico

O consultório odontológico é o local onde o Cirurgião-Dentista receberá seus pacientes e realizará o atendimento e os trabalhos necessários, visando solucionar problemas de saúde bucal como também trabalhos relacionados à estética oral dos pacientes. É o ambiente de trabalho do Cirurgião-Dentista,

O primeiro aspecto a ser considerado refere-se aos cuidados com a esterilização dos materiais e a biossegurança no consultório odontológico

  O consultório odontológico não se refere apenas a um espaço físico onde é realizado o atendimento aos pacientes, é um local que precisa ser preparado para fazer o atendimento odontológico

O consultório odontológico é o local onde o Cirurgião-Dentista receberá seus pacientes e realizará o atendimento e os trabalhos necessários, visando solucionar problemas de saúde bucal como também trabalhos relacionados à estética oral dos pacientes. É o ambiente de trabalho do Cirurgião-Dentista, devendo, para isso, reunir todas as condições essenciais para o exercício da profissão.

Você, Cirurgião-Dentista, sabe que o consultório odontológico não se refere apenas a um espaço físico (sala) onde é realizado o atendimento aos pacientes. É um local que precisa ser preparado para fazer o atendimento odontológico, o que envolve mais do que a adequação da estrutura física. É preciso levar em consideração, também, que os Consultórios Odontológicos são ambientes onde há riscos de contaminação e transmissão de doenças. Você precisa estar bem ciente das questões de segurança contra contaminações, segundo os padrões exigidos pela ANVISA.

O primeiro aspecto a ser considerado, neste sentido, refere-se aos cuidados com a esterilização dos materiais e a biossegurança no consultório. É preciso saber que todo consultório odontológico, para ser montado, necessita de um alvará de funcionamento que é expedido pela Vigilância Sanitária, uma vez que esses estabelecimentos são considerados, por lei, como ambientes de risco. Esse alvará possui validade de um ano, o que significa que, anualmente, o consultório odontológico receberá visitas dos agentes desse órgão de inspeção, quando será feita nova vistoria. Com base no que foi levantado nessa vistoria, o consultório odontológico poderá:

  • Ter seu alvará sanitário renovado integralmente pelo período de mais um ano;
  • Ter de providenciar melhorias e, ou modificações, que deverão ser feitas em um prazo estabelecido, ficando a renovação do alvará condicionada à implementação do que foi solicitado;
  • Ter o alvará negado por falta de condições mínimas de funcionamento.

O responsável pelo consultório odontológico (no caso o Cirurgião-Dentista) que não cumprir as exigências e continuar mantendo o funcionamento do consultório poderá ser punido de acordo com a lei do Estado onde se encontra instalado o consultório (Lei Estadual) e também de acordo com a Lei Federal número 6.437, de agosto de 1977.

Durante as vistorias, os agentes tomarão como base os itens presentes no roteiro de vistoria regulamentado e aprovado pela Vigilância Sanitária de cada Estado. Via de regra, esses roteiros são constituídos por itens que permitem checar praticamente tudo em um consultório odontológico: identificação do estabelecimento e das formas de assistência; recursos humanos; características das instalações; condições de higiene, assepsia e esterilização; disponibilidade e uso de EPI (equipamento de proteção individual - máscara, luvas, óculos, jaleco e sapato fechado e antiderrapante); estado de conservação e condições de uso dos instrumentais, equipamentos e acessórios; manejo dos resíduos, prazo de validade e acondicionamento dos materiais; equipamento radiográfico; documentação; entre outros.

Se você pretende abrir um consultório odontológico, acesse o Curso Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, e saiba tudo que é necessário para ter sucesso nesse ramo.

Equipe de Redação 30-07-2013 Como Montar
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.