Dicas para abrir uma cafeteria neste inverno

Você deve dar especial importância aos gastos que terá, ao preço de venda e à análise do retorno do investimento

Para começar, você precisará ter em mente que a cafeteria deve ser capaz de vender e dar lucro. Então, é preciso saber se existem pessoas interessadas em comprar os produtos de sua cafeteria por um preço e em quantidade suficiente para compensar todos os custos, e que ainda dê lucro e permita o retorno do investimento feito. Se você tem certeza de que existem pessoas querendo comprar os produtos de uma cafeteria, então existe uma oportunidade de negócio.

Uma grande dificuldade do gerenciamento da cafeteria é o cuidado operacional. A presença do proprietário é fundamental. É preciso total envolvimento e dedicação para que tudo funcione a contento.

O primeiro passo para montar a sua cafeteria é a elaboração de um plano de negócio, que equivale ao projeto de sua empresa. Ao elaborar o plano de negócio, você deve pesquisar, estudar e definir:

  • quais produtos a cafeteria oferecerá;
  • como obter os produtos que serão comercializados;
  • quem é e onde está o seu cliente;
  • onde será instalada a sua empresa;
  • quais conhecimentos, habilidades, experiência e perfil devem ter os dirigentes da empresa;
  • como será gerida a empresa;
  • quais são os gastos que vai ter com o investimento inicial, com os custos variáveis, as despesas fixas e as comerciais;
  • qual o preço de venda dos produtos;
  • qual o ponto de equilíbrio e a margem de contribuição de cada produto;
  • qual o retorno do investimento.

Entre essas questões, você deve dar especial importância aos gastos que terá, ao preço de venda, à definição do ponto de equilíbrio e da margem de contribuição, e à análise do retorno do investimento. Esses fatores influenciam diretamente as respostas de todas as outras questões e projetam a viabilidade econômica do negócio.

Saiba quais são os investimentos iniciais

O investimento inicial é o conjunto de valores que será gasto para a montagem da empresa, até que ela esteja em condições de funcionar. Inclui todas as despesas que terá com o imóvel, os equipamentos, a contratação de empregados, a documentação, a legalização da empresa, entre outras. Faça também uma reserva para gastos não previstos e para o capital de giro da empresa. Você deverá montar uma tabela para o levantamento do investimento fixo, com os equipamentos, móveis, utensílios, entre outros, que fazem parte do seu projeto, com seus respectivos preços. Crie uma coluna "valores", onde serão lançados os custos de cada item. Na coluna "atualização", serão lançados os valores efetivamente gastos, após a compra de cada item. Assim, você saberá exatamente o quanto gastou na montagem do negócio.

Maria Aparecida Campos, coordenadora do Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica: "faça o mesmo levantamento e um quadro similar para outros tipos de investimentos, como em instalações, serviços de terceiros, material de consumo, gastos com abertura e registro da empresa, gastos com a inauguração da empresa, gastos com a contratação de funcionários, entre outros".

Equipe de Redação 14-06-2012 Como Montar
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.