Estratégias para montar uma fábrica de congelados de sucesso

Como montar uma fábrica de congelados de sucesso

A indústria alimentícia concede cada vez mais espaços para produtos que atendam à demanda dos consumidores modernos. Este público é caracterizado por pessoas de rotinas corridas, com tempo reduzido para preparar refeições, por isso, buscam por alimentos de fácil consumo.

Devido às necessidades dos clientes contemporâneos, o mercado de congelados está crescendo.  Produtos que tornam o dia a dia mais prático são muito atraentes e estão ocupando espaços nos freezers de todos.

Com a oportunidade de bons negócios, a indústria tem estimulado o consumo desses alimentos práticos e diversificados. As massas lideram as procuras, e as mais comercializadas são: pizzas, tortas, salgadinhos e empanados. Além dos produtos comuns, podem ser encontrados vegetais e frutas congeladas.

O interesse nas ilhas de congelados desenvolveu uma clientela exigente neste setor. Os itens que são levados em consideração na hora da escolha são: o sabor das massas, a variedade dos produtos, a qualidade do congelamento e as embalagens atrativas que se destaquem entre as demais.

Por ser um mercado promissor, para se destacar entre os concorrentes, é importante investir em diferenciais. Confira algumas estratégias para montar uma fábrica de congelados de sucesso.

Estratégias de vendas:

O planejamento das vendas começa com a definição do nicho de mercado que a empresa deseja atender. Para isso, liste todas as possibilidades reais de comercialização: supermercados, lanchonetes, bares, cantinas e até vendas familiares. Lembre-se de que os primeiros clientes das empresas de congelados são os varejistas de alimentos, os produtos devem ser fabricados pensando em agradá-los.

Clientes:

Independente da clientela, é importante realizar uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor. Se as vendas forem para lanchonetes, bares, restaurantes, padarias, hotéis e pousadas, descubra o que eles precisam e quais as demandas que não estão sendo atendidas pela concorrência, isso pode representar uma oportunidade para a empresa se destacar.  

Concorrência:

O negocio é competitivo, mas o produto que atender aos requisitos técnicos, como o de higiene e de acondicionamento, com uma boa estratégia de comercialização, terá destaque no mercado. Algumas dicas de ações que podem ser um diferencial para sua empresa é a entrega de massas delivery e descontos aos clientes fidelizados, ou que comprarem grades volumes.

Pessoal da empresa:

Valorize a mão de obra qualificada. Prefira profissionais que tenham força de vontade e queiram aprender. Incentive e matricule seus profissionais em cursos de congelamento, segurança e higiene de alimentos. É importante incentivar um ambiente de contínua qualificação e um clima de trabalho agradável e construtivo. Existem cursos do Senac que são gratuitos em convênios com empresas.

Automação:

A empresa deve ter um cadastro de controle para os clientes e os pedidos. Assim, pode-se verificar quais os congelados mais demandados e quais os produtos mais utilizados na fabricação das massas pedidas com mais frequência. Com isso, pode-se analisar as possibilidades de produção da fábrica e controlar as despesas.  A informação é um recurso muito útil para a verificação de dados, que auxilia o empresário a reduzir os custos e melhorar a qualidade dos alimentos congelados.

Para montar um fábrica de congelados de sucesso adquira o Curso CPT Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados.

 

Por Lidiany Duarte
Fontes: Novo Negócio/Só dinheiro

Tecnologia e Treinamento 03-11-2014 Como Montar
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